terça-feira, 31 de julho de 2012

Ganda Camone!




Este ano é que é lá para os lados dos lampiões. A prova está mais que dada! Quem vence o Real Madrid em casa para a Eusébio Cup, vence qualquer equipa do Mundo. 5-2! Mas ca ganda resultado Camone! Os adeptos deliram, as acções sobem e o Camone de peruca branca diz "Benfica tem outro andamento que o Real Madrid!"

EICHA!! Nem sei porque é que o benfica vai jogar o Campeonato Português. Talvez fosse melhor mudarem-se para Itália ou Inglaterra...Espanha tá fora de questão, os andamentos lá estão muito inferiores a este benfica!

16 Internacionais?

Uau! É muita fruta. A minha dúvida, e a pergunta que coloco, é "e o indiano entrou nas contas?". São quase tantos internacionais, como os alas do Benfica.

Investir até cair?



Como Sportinguista confesso que fico empolgado com tanto investimento. Eles são centrais, eles são laterais, eles são médios alas, eles são pontas de lança! Preocupa-me no entanto o quanto este investimento vai pesar nos ombros do clube. Preocupa-me este clube que não vai disputar a Liga dos Campeões de onde poderia retirar algum dinheiro para colmatar as perdas. Estamos a apostar muito, e atenção que ambição vai de encontro ao coração! Mas é preciso ter peso e medida...
Ora bem, vamos a ver o que isto irá dar...

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Uma questão lateral!

Será que o Benfica pondera jogar com 3 centrais, e assim fintar a questão da falta de laterais. Só um vejo um inconveniente neste sistema táctico. Só temos 2 centrais (dignos do nome). 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sporting o Inicio



Falando da pré-época do Sporting Clube de Portugal que é a única que me interessa, começamos um pouco com o pé esquerdo.
Sem dúvida que foi uma desilusão como adepto de sangue verde.
Mas sou compreensivo. Acredito plenamente que este estudo e várias experimentações por parte de Sá Pinto são necessárias para encontrar os vários pontos necessários para um campeonato vitorioso.

Ao contrário de outros, que só lhes interessa ganhar por muitos golos, a pré-época é uma oportunidade aos jogadores de ganharem um lugar na equipa principal.
A pré-época serve para procurar um esquema táctico que seja adequado aos jogadores disponíveis, bem como estudar outras tácticas alternativas à principal.

Há quem queira ser campeão da pré-época. Acredito que Sá Pinto está no entanto a tentar encontrar a melhor equipa para o campeonato que se avizinha. No ano passado o porto teve uma pré-época miserável e no entanto foi campeão. Isto quer dizer alguma coisa.

O primeiro jogo com o Charlton foi horrível em todos os aspectos. Perdemos por uma bola, enquanto devíamos ter perdido por três ou quatro. E este meus caros, foi o único resumo que me apeteceu fazer acerca desse jogo.

O segundo jogo contra o Sheffield , já se encontrou uma diferença da noite para o dia, ficando eu muito satisfeito com a prestação das novas contratações evidenciando Pranjic. Evaldo quem? Fez esquecer e muito bem. O "Bolo-de-arroz", como alguns lampiões o re-nomearam, fez também uma exibição segura deixando-me deveras curioso. Estão apostar em Pereirinha para o lado direito da defesa...o que inicialmente foi a sua posição. Não sei se acredite muito nesse sucesso.

Curiosidade é o que não me falta nesta equipa do Sporting, estou com sede e fome de jogo...e esta equipa se bem me parece ainda vai dar muito que falar.

Até porque falta ainda a chegada de Rojo (aquele que o benfica não teve unhas para segurar).

Eu quero mais...como adepto leonino só posso querer mais, claro que tudo a seu tempo.

E os outros? Os outros que falem...e sejam campeões da pré-época.

A pré-época - Algumas notas

- Se no final do encontro perdemos o jogo, o resultado não importa, importa sim ver com a equipa cresceu desde o ultimo amigável.
- Se no final do encontro saímos vencedores, é sempre importante começar a ganhar. Moraliza.
- Se no final do encontro ganhamos, mas sofremos alguns golos, o importante é marcar mais do que se sofreu.
- Se no final do encontro, está 0-0, o importante foi não sofrer golos.

E é isto. Eis um resumo do que é a pré-época de qualquer clube para jogadores e treinadores.

E depois temos a pré-época do Sporting.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sporting - Charlton


Roubalheira. Até nos amigáveis. Dá para acreditar, que não anularam o golo ao Charlton? Incrível.

Boulahrouz

Quando li que o Sporting tinha comprado/contratado o "bolo de arroz", pensei logo que tinha feito uma grande asneira, feitas as contas há muito que Rochenback deixou o Sporting.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Jogo Contra a Probeza

Algumas notas soltas:

- O jogo contra a pobreza da Fundação Luís Figo foi contra (a fundação) Benfica, e não Porto ou Sporting. Também ocorreu na Luz e não em outro qualquer estádio.
- É sempre bom rever velhas caras do mundo do futebol.
- O Luís Figo ainda fazia uma perninha neste Sporting.
- Deixem jogar o Mantorras. Deixaram, e ele marcou.
- É muito bonita a empatia entre público da Luz e Mantorras. É verdade que parte daquilo é gozo, mas sem maldade, nota-se que os benfiquistas gostam mesmo do Mantorras. É genuíno. 
- Num jogo em que estavam todos em ritmo de brincadeira, Mora jogava a 110%, o que de certa forma me deixou preocupado. A sério Mora? É essa a tua veia goleadora?
- O Sporting precisa de dinheiro. Eu vendia o Rui Patrício e ia buscar o Toldo. O homem está para as curvas, e além do mais preenche os 2 requisitos do Sporting para esta época. Vem a custo zero e tem mais de 30 anos.
- O RAP e o Pedro Ribeiro. LOL. Será que quando o Ricardo tocou na bola e levou as mãos à cara, era emoção, ou vergonha por falhar o passe? Parecia-me emocionado mas... aquilo era o RAP e fico sempre na dúvida.
- O Fernando Mendes pareceu-me pesado.

Agora falando mais a sério e sem clubismo. Estou Orgulhoso. Um País que pediu ajuda internacional, e tem em mãos um resgate de 78 mil milhões de euros. Um País com 15% de desempregados. Um País com 2 milhões de Portugueses a viver perto ou no limiar da pobreza. Um País em que todos temos de apertar o cinto, com impostos a subir e cortes a surgir. Este é o nosso País. No entanto é daqui que vem o exemplo de solidariedade. Temos muitos defeitos enquanto povo, mas isto também é ser Português. Repito, estou ORGULHOSO desta iniciativa. Para mim faz-me lembrar a viúva (pese as suas diferenças), que segundo a biblia, deu à porta do templo apenas 2 moedas, mas este "apenas" significava tudo que a viúva possuía.

"Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha" (Lucas 20:4).


Khalid Boulahrouz



O Sporting Clube de Portugal apresentou hoje mais um reforço, um central. Chamado Khalid Boulahrouz, tem a fama (e o proveito) de sarrafeiro. Com uma idade alcançada de trinta anos, e um percurso passado por Ajax,Chelsea, Sevilha, Estugarda entre outros, deixa-me na séria dúvida se esta foi uma contratação acertada.
Sá Pinto, era este o central?Não nos metas em trabalhos pá...

Confesso que sou um pouco suspeito para falar do jogador, pois não conheço a realidade do seu trabalho. Esperemos que não seja um jogador de altos e baixos como Polga e que não seja um enfermo como Rodriguez.


Aproveito desde já para lançar um aviso: Procura-se a Vitória do benfica...ao que parece fugiu antes do jogo de hoje. É preocupante esta situação, não vá o pobre bicho entrar numa turbina de um avião...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Esclarecido?




Adoro a realidade pela qual o meu colega de blog vive. Simplesmente cómica e estonteante.

Ora vejamos:

Eu vejo uma noticía nos "jornalecos" e que atire a primeira pedra quem escreve neste blogue que nunca o tenha feito! Diga-mos que todos nós sabemos que muita da tralha que sai nos jornais, é isso mesmo.Tralha. Mas seguimo-nos por bases que existem
no mundo do desporto, "jornalecos" é um deles.

Depois temos 18 milhões por Cardozo. 18 Milhões só? Eu acho que pedir 18 milhões é pouco, vender Cardozo pelo preço que o Barcelona está disposto a dar pelo Neymar é um ultraje. Cardozo vale muito mais que isso! Pede o dobro caro colega!
18 milhões...ainda me estou a rir desse comentário!

Realmente Carlos Martins foi campeão no benfica, e a seguir meteram-no a andar por empréstimo...o gorducho do Bruno Cesar deu conta do recado sim senhor. Ele no Sporting não foi campeão, foi formado. E só não continuou no Sporting pelo o que já sabemos.
Nuno Gomes dirigente do benfica, estou para ver isso, é ele e o Mantorras de mãos dadas, a dupla perfeita.

Liedson...tomara Cardozo ter um quinto da sua velocidade, com a idade actual. Repito, com a idade actual. Liedson é e será sempre Leão.

Quando não se tem dinheiro não se anda descalço, anda-se a vender Kits por 25 euros. Eu por mim é na boa, os adeptos lampiões que os paguem...

Esclarecendo equívocos


Até dia 31 de Agosto qualquer jogador pode entrar, ou sair do Glorioso. Cardozo é jogador do Benfica e alinha pelo mesmo diapasão. Antecipar o mercado, pensava eu, era coisa de jornaleco, afinal existe um ou outro bloguer que alinha pelo mesmo diapasão. Não só antecipam quem sai ou entra, como antecipam valores. Ahhh chico-espertice!!!

Nuno Gomes prefere ficar a jogar mais 2 épocas, a ser já dirigente. É um homem que gosta do jogo, perfeitamente normal. Comparar um contrato para fazer o que gosta, a um contrato para apenas continuar ligado ao futebol, abraçado a algo completamente diferente, do qual ainda não sabe se gostará, parece-me coisa de comediante. Ainda a propósito do Nuno Gomes e o Benfica, não o confundir com Liedson e o Sporting. 

O Carlos Martins já foi campeão no Benfica com o Camone do Jorge. No Sporting Carlos Martins...

O Sporting dá sempre tudo para ganhar tudo. Só não investe!

Ao Sporting falta só um Central e um Ponta de Lança decente. O Rojo decide o resto. Não difo por 12, mas por uns 18M aceito ceder o Cardozo. Não sabia que quando não se tem dinheiro se andava em "pezinhos de lã"? Pensava que se andava descalço!


Ai a intriga...


Para desilusão dos benfiquistas Cardozo não sairá por 12 milhões. Talvez por ter sido o melhor marcador da época passada. Mesmo assim, "É um jogador muito parado" dizem os seus adeptos. Por outro lado, o sangue novo a fervilhar de Nelson Oliveira chamou atenção da equipa que deu cabo da carreira de Nuno Gomes.

Por falar em Nuno Gomes, gato escaldado de água fria tem medo, não fosse a oportunidade de regressar ao benfica a qual disse um redondo...não. Blackburn será provavelmente o último clube. Deve dar para esquecer o tratamento que levou na luz na sua última época.

Carlos Martins voltou e mostrou serviço ao Jesus Camone frente ao Marselha. Será que é desta que o Camone vai apostar em Carlos Martins?

Intrigados andam ainda os benfiquistas, pelas contratações do Sporting, talvez seja pelo medo de Rojo afinal assinar pelo clube Leonino. Mesmo assim ainda é incerto.

Para mim, penso que o Sporting vai dar tudo por tudo para vencer tudo em que está inserido. Chama-se investimento.

Pode ser perdido é certo, mas também nota-se que andam em pézinhos de lã, contratando maioritariamente jogadores em fim de contracto. Está a faltar um central (Xandão já anda a ser cheirado pela Lázio) e um ponta de lança decente.


Eu acredito no bom campeonato que o Sporting irá fazer, e provavelmente esta será a última hipótese para o Presidente Godinho.

Sou da opinião, ou este ano corre bem, ou bota andar e venha melhor.

domingo, 15 de julho de 2012

Os jogos do menino Godinho



Desde cedo que o menino Godinho tomou o gosto pelos jogos. Dizem que dista de 1998. Altura em que gostava muito de jogar à batalha naval. Dizem até que chegou afundar uns paquetes. Não sei. Dizem. Mas como jogava muito bem o ministério público acabou por desistir do jogo. Nunca acertou no menino Godinho. Contudo nos últimos anos o menino Godinho mudou de jogo. Comprou um portátil e sacou da net o Futebol Manager. Digo sacou da net porque ao que parece não há dinheiro por aqueles lados. Depois de uma primeira época para tomar o pulso ao jogo, eis que o menino Godinho arranjou nova estratégia de jogo. Como pegou num clube do FM com baixo orçamento e uma equipa de M, decidiu fazer o que os outros meninos fazem, desfazer-se de alguns jogadores a truta e meia, para ver se arranjava uns troquinhos para comprar um jogador de "jeito". Até aqui tudo bem com a estratégia, já vendeu/cedeu muita raia miúda, agora só falta comprar o tal jogador de "jeito". Outra das coisas que o menino Godinho aprendeu no manager foi a pesquisar o mercado. Este verão aprendeu a utlizar os filtros de pesquisa que o jogo trás. O seu filtro favorito é o dos "jogadores livres" no final da época. É assim que o menino Godinho tem preenchido a sua equipa.  Mas o menino Godinho ainda é algo inexperiente no jogo. Por exemplo, desfez-se do lateral direito titular da selecção portuguesa por uma quantia a rondar os 1.5M, para logo andar atrás de um lateral esquerdo, cujo valor de passe rondará os 3.5M. Independentemente de até ter um lateral esquerdo melhor que o do rival.

Ainda é cedo, mas cheira-me que o menino Godinho não tem muito jeito para o FM, e o mais certo vai ser mudar de jogo.

sábado, 14 de julho de 2012

Admiração porquê?


Anda toda a gente admirada com o recente reforço Sunil Chhetri, proveniente da Índia.

É apenas mais um que vai integrar a equipa B do Sporting. O provável é que tente a sua sorte como os vários jogadores de diferente nacionalidades que já passaram pelo Sporting, benfica ou porto.
O mais provável é fazer uma ou duas épocas na equipa B do Sporting e depois ser vendido.

Certo é que não será uma estrela como o Yu Dabao, mas acredito que irá durar mais tempo no futebol que o chinês.

Novo reforço - Danijel Pranjic, Evaldo/Rodriguez e Valdes.


Diz que vem com "fome" de jogar pois no Bayern não teve muita oportunidade. Espero que seja muito feliz no clube do Leão! Bem vindo, e dá-nos alegrias!






Não me posso conter de felicidade ao ver que tanto Evaldo como Rodriguez vão para o Deportivo em título de empréstimo (suspiro por não ser de vez) dando ao Sporting um alívio salarial.
Evaldo até leva Rodriguez pela mão, a ver se não cai e se lesiona por 24 meses outra vez...força aí.



Chileno Valdes foi para o Parma e ficou de vez. Por um lado tenho pena, porque até nunca achei que fosse um mau jogador, com boa técnica. Não teve sorte enquanto cá esteve, e agora com 31 anos (mais um que Pranjic) não teria lugar na equipa, visto que para aquela zona se vão amontoando algumas peças como Capel, Labyad (o tal que o benfica tentou comprar) e agora Pranjic.
Obrigado pelo teu contributo Valdes e que sejas feliz no Parma.

Dei-me ao luxo de pensar


Por motivos diversos e com os quais vocês não tem nada a ver, ontem não pude matar saudades, com muita pena minha, do meu Benfica, no primeiro de muitos jogos de preparação. No entanto, e já no decorrer do dia de hoje, procurei informar-me sobre o que foi o primeiro jogo do Glorioso. Em bom rigor, numa altura tão prematura da época, pouco há a dizer sobre o jogo em si. No entanto ao analisar o 11 inicial, e posteriormente o 11 com que acabamos o jogo, dei-me ao luxo de pensar. Talvez muitos de vocês considerem a minha ideia estúpida, e eu até aceito as criticas, mas ao olhar para aqueles 11 jogadores pensei, epá, isto giro, mas mesmo giro, era jogar com um lateral esquerdo. Mas lá está, talvez não passe de uma ideia descabida de quem pouco percebe do assunto. A verdade é que o Porto foi campeão sem treinador.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Saudades do futebol... do Benfica

O Euro 2012 foi fantástico. Até porque tivemos Portugal nas meias, quase até ao final da prova. O que me manteve entretido. Dizem que o Euro é um mundial sem o Brasil e a Argentina. Eu diria que é um mundial sem o Brasil e o Uruguai. Alguns dizem mesmo que o Euro é mais difícil que o Mundial. Não sei. Só sei que por mais que participem grandes selecções, recheadas de grandes jogadores, aquele não é o meu futebol. Gosto de ver. É bonito. Mas não me preenche. Apenas entretém.

O futebol é a paixão. O Benfica é o amor. A paixão passa. O amor fica. Eu não sinto saudades do futebol. Eu sinto saudades do futebol do Benfica. Mesmo quando chamar futebol ao que em determinadas épocas o Benfica pratica seja uma hipérbole. Mesmo que o 11 titular seja constituído por um Escalona, um Tahar ou um Pringle. Mesmo que estejamos a falar de um amigável com uma equipa da 3ra divisão Suíça. Não interessa. Nada disso interessa. Importa-me que seja o Benfica. É isso que conta. É isso que alimenta o meu futebol.

Espero ansiosamente pelo dia de amanha, como um "agarrado" espera pela sua dose diária. Penso mesmo que é por isso que a época começa com amigáveis. Começar com competição seria overdose pela certa. Que venha o meu Benfica, pois esta ressaca já dura há tempo demais.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

É musica para os meus ouvidos. Literalmente!!!


E como tenho bom coração, entro numa de "discos pedidos", e dedico este video/musica a Godinho Lopes. Abaixo do video deixo a letra do mesmo, caso queiram 'traulitar'. Eu por exemplo, adoro traulitar a parte que realcei na letra. Já agora, Gosto da musica do principio ao fim. Mas aquela parte... 




Reajo a esse incomodo olhar
Nem quero acreditar
Que vem na minha direção
Há dias que estou a reparar
Nem queres disfarçar
Roubas a minha atenção
Aprecio o teu dom de tornar
Num clique o meu falar
Numa total confusão
Confesso que só de imaginar
Que te vou encontrar
Me sobe à boca o coração
(Refrão)
E falas de ti
E Falas do tempo
Prolongas o momento
De um simples cumprimentar
Falas do dia
Falas da noite
Nem sei que responda
Perdido no teu olhar
É certo que sempre ouvi dizer
Que do querer ao fazer
Vai um enorme esticão
Mas haverá quem possa negar
Que querer é poder
E o nunca é uma invenção
Bem sei que este nosso cruzar
Pode até nem passar
De um capricho sem valor
Mas porque raio hei-de evitar
Se esse teu ar
Me trouxe ao sangue calor
(Refrão)
E falas de ti
E Falas do tempo
Prolongas o momento
De um simples cumprimentar
Falas do dia
Falas da noite
Nem sei que responda
Perdido no teu olhar

terça-feira, 10 de julho de 2012

O novo reforço do SLB

Hoje não vos vou falar de nenhuma daquelas contratações que vendem jornais, das que não passam de criações de clubes e empresários, ou mesmo das que se realizaram e já todos conhecemos. Podia falar do Ola John, ou de um outro qualquer jovem contratado para a equipa B, seja o Djaniny ou outro qualquer. Mas não. O post é dedicado a uma daquelas aquisições feitas às paletas. Para alguns dirigentes, estas aquisições tem apenas interesse do ponto de vista financeiro. São sinónimo de mais algum (pouco) que entra. Ou então significam apenas um número para uma meta. E é aí que por vezes esses dirigentes erram. Estas são as contratações que mais valor trazem ao nosso glorioso. São elas a alma do clube. E muitas vezes as mais ignoradas.

O nome que vos trago ainda não assinou contrato, mas é certo que o irá fazer a muito curto prazo. Sei-o de fonte segura. Não é bom de pés, e muito menos de mãos, mas dará tudo pelo clube do seu coração. É um polivalente. Tanto joga à defesa como ao ataque. Uma mais valia. Chama-se Germano Bettencourt e, sou eu. Assinarei contrato por uma época brevemente, e com promessa de renovação para mais algumas. É altura de dar o salto. Estou preparado para os desafios que me esperam. Prometo títulos... em todos os meus posts, e muito trabalho e dedicação ao clube. Não é que não o fizesse já como adepto, mas agora fá-lo-ei com ligação oficial ao maior clube do mundo.

Já estou a imaginar, Germano Bettencourt, sócio 300 000 menos alguns.


sábado, 7 de julho de 2012

"Grande" no futebol português


É com uma certa estupefacção que leio hoje nos jornais desportivos a declarada guerra à Liga de Clubes por parte do Braquinha.

Diz António Salvador que está farto do tratamento recebido pelo Braguinha no sorteio do calendário da época 2012/2013. Como é sabido, recentemente incluiu-se a "regra" de Sporting, Porto e Benfica (por ordem crescente de grandeza) não se puderem cruzar nas 4 primeiras jornadas da nossa liga. O presidente do clube satélite do Porto, acha então que o Braquinha está a ser desconsiderado, uma vez que não engloba o lote dos clubes que não se podem cruzar nessas 4 primeiras jornadas. Recorde-se que logo abrir a liga temos um Benfica - Braga. Diz Salvador que o Braguinha se sente revoltado por não ser incluído no lote dos grandes.

Perante tal noticia, gostaria de esclarecer aqui ao Sr. Salvador, que para se ser grande não basta acabar em 2º ou 3º umas duas a três vezes. Ser grande vai muito para lá disso. Não vou explicar aqui o que é ser grande no futebol Português. Creio mesmo não existir uma explicação. Mas todos sabemos que ser Grande no futebol português é algo que se conquista com muitos anos de história recheada de êxitos.

Tal noticia para mim só pode ser interpelada de duas formas, ou já começaram com os jogos de pressão a pensar no primeiro jogo da liga, ou se trata de um acto de simples prepotência. Para mim, são as duas coisas, um acto de prepotência com o objectivo de pressionar para o que aí vem.

Podemos até não concordar com a fórmula. Mas isso será outra questão. Fazer um ranking com o resultados das últimas "X" épocas dos clubes, caso achem mais justo. Mas aí não estaríamos a falar em grandes do futebol português. Não confundam as coisas.

É caso para dizer, "cada macaco a seu ganho".

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Já cá estão dois.

Vem aí a nova época de futebol Português e o mercado agitado entre os clubes para assegurarem jogadores está em alta.

Sporting Clube de Portugal que apresenta dois novos reforços sendo eles:

Zakaria Labyad (o tal que o benfica tentou comprar mas veio a custo zero para o Sporting)

A não perder 0:08

Gelson Fernandes


Penso que são duas boas contratações visto que estamos a apostar no ataque e também no meio campo defensivo. Espero eu que continuem a apostar forte e barato, e que ambição traga ao Sá Pinto um ponta de lança decente, matador, bem como um central para fazer boa parceria com Carriço (isto se não o meter a médio defensivo, o que não acredito). Sobre o lado direito ainda a coisa anda por se descobrir e dizem as línguas jornalísticas que andamos a tentar roubar Marco Rojo ao benfica.


Ainda falando do benfica, também estão a fazer grande aposta...na equipa B. Com salva excepção para Ola Jonh e talvez Hugo Vieira.


Mas claro que ainda se vai especular muito sobre transferências para esta época, não fosse esta, a mina de ouro para os Jornais Desportivos.

Época 2012/2013 - Sporting parte em vantagem



Quem o diz não é só a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS). Eu próprio partilho dessa opinião.

Existem momentos em que temos de aceitar a derrota, e por consequência, aceitar que os outros a dado momento são melhores que nós, ou neste caso concreto, partem à nossa frente. Eu aceito.

Olhando para os planteis de Porto e Benfica, facilmente percebemos o medo de alguns adeptos em perder 2 ou 3 jogadores que façam toda a diferença. No Porto fala-se de uma possível saída de Hulk, Moutinho ou James. Obviamente que percebo a preocupação dos seus adeptos e partilho da mesma, embora noutro lado da barricada. Estamos a falar de jogadores muito acima da média e que em campo fazem toda a diferença. Por outras palavras, jogadores que podem decidir títulos. Olhando para o plantel do Benfica, e apesar de não termos sido campeões, temos também um lote de jogadores que se encaixam no perfil dos atrás mencionados, a relembrar, um Javi, um Witsel, um Gaitan ou um Aimar. Tudo isto é preocupante, e certamente iremos perder 1, 2, ou com muito azar 3 jogadores deste nível. Mas o maior problema não é simplesmente perder, é viver na incerteza dos jogadores que podem sair no final da pré-época. Trabalhar toda uma pré-época e o trabalho do treinador ficar coxo. Nem todos os clubes sofrem deste mal. O Sporting por exemplo, e neste capitulo particular, parte à frente dos seus rivais. É sempre a subir. Se alguém sair é porque certamente é um alivio para os Sportinguistas. Sá Pinto não vai acabar a pré-época coxo por perder elementos. Quanto muito podemos dizer que o Sá Pinto vai pegar num Sporting Coxo e acabar a pré-época com um Sporting melhor. Não significa que deixe de ser coxo, mas isso são contas de outro rosário. Estar a contar com um Witsel ou uma Maça Podre e ficar sem eles, é muito mais complicado, senão impossível, de substituir em curto espaço de tempo.

O Sporting está para a próxima época, em comparação com os rivais, como uma mulher a jogar golf em comparação com um homem. Parte com o tee mais próximo do green, mas todos sabemos que dará mais tacadas ao final da prova.

E o Sporting é isto!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Estamos de volta - Mantorras

"Imagem de http://henricartoon.blogs.sapo.pt/"


Acabado o Europeu com a brilhante prestação da nossa Selecção, os canhões agora estão apontados em sentidos opostos. Oficialmente, estamos de olhos postos para a nova época que se aproxima.

Acabou-se as tréguas em nome de Portugal e vamos portanto seguir cada um para o seu lado defendendo as cores do seu clube.

Portanto, vamos falar da anedota benfiquista de tornar Mantorras embaixador do benfica.

"Pelo seu caráter e pela sua entrega e não por ato formal", pois, é uma maneira simpática de dizerem na Segurança Social que ainda tem trabalho e uma pensão vitalícia por causa do joelho é mentira.

Mantorras será sempre um caso caricato da luz, visto que nunca foi uma aposta viável, era provavelmente um dos ponta de lança mais matadores do benfica. Amado pelos adeptos e uma pedra no sapato dos treinadores. A maior parte das vezes que entrava marcava um golo. Declarou que poderia ter sido um dos melhores do Mundo, não fosse a lesão que o tornasse embaixador. Já o imaginaram ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo? O Mantorras imaginou.

Deu entrevistas de desagrado para com o benfica, gritava que "O mister é que sabe, mas eu sinto-me preparado!", foi dispensado finalmente por Jesus Camone que já não aguentava com as lamúrias e assinou pelo 1º de Agosto. O suposto "poderia ter sido um dos melhores do Mundo" não se deu lá muito bem por aquelas bandas, porque assinou por seis meses e se desse frutos renovaria. O benfica deu uma continuidade ao trabalho que sempre teve no benfica, ser um símbolo do clube, e pagar-lhe os tratamentos da lesão para o resto da vida.

Fica para sempre na memória a qualidade única deste jogador, única, porque era a que ele sabia fazer. Uma finta, uma correria sempre em frente e por fim um remate potente que na maior parte das vezes seria útil no jogo de Rugby.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Melhores do Euro 2012



Foi divulgada a lista dos 23 melhores do Euro 2012. Só não concordo com 2 nomes. A presença de Fábio Coentrão, e a ausência de João Pereira.

Eis a lista.


Guarda-redes Gianluigi Buffon (Itália), Iker Casillas (Espanha), Manuel Neuer (Alemanha).

Defesas Gerard Piqué (Espanha), Fábio Coentrão (Portugal), Philipp Lahm (Alemanha), Pepe (Portugal), Sergio Ramos (Espanha), Jordi Alba (Espanha).

Médios Daniele de Rossi (Itália), Steven Gerrard (Inglaterra), Xavi Hernández (Espanha), Andrés Iniesta (Espanha), Sami Khedira (Alemanha), Sergio Busquets (Espanha), Mesut Özil (Alemanha), Andrea Pirlo (Itália), Xabi Alonso (Espanha).

Avançados Mario Balotelli (Itália), Cesc Fàbregas (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Zlatan Ibrahimović (Suécia), David Silva (Espanha).

106 anos a fazer rir Portugal


Ontem ao navegar pela blogosfera encontrei muita gente a comentar os 106 anos do Sporting Clube de Portugal. Mas a frase que mais me marcou foi esta:

"Se o Sporting fosse vivo, faria hoje 106 anos"

Penso que resume tudo. 

No entanto, e uma vez que partilho o blogue com um adepto e amigo lagarto, decidi oferecer algo para assinalar a data. Vai com um dia de atraso, mas a escrita vem cá de dentro. 

Sporting Clube de Portugal
tu que um dia foste clube,
levanta-te desse lamaçal
e que ninguém mais te derrube

eu sei que é pedir demais
e é delicado o assunto,
que algum dia jamais
se levantará um defunto

a cor verde é a esperança,
aquela que te reveste a alma,
e de azul veste a aliança
que não te deixa ser vivalma,
mas se te livrares desse mal
voltarás a ser... Sporting de Portugal

E a modos que é isto. Com falhas, muitas, mas cá de dentro!!!