Sei que olharás por nós lá de cima. Obrigado por tudo.
domingo, 5 de janeiro de 2014
sábado, 4 de janeiro de 2014
Taça de Portugal - É favor não desiludir.
Estás em dívida comigo.
Quando o ano passado, depois de saber que ias ao Jamor, e depois de uma longa maratona para conseguir o tão "complicado" bilhete de lotaria, que no final se revelou um bilhete para o inferno, que me ficaste a dever uma alegria ao vivo.
Fiz mais de 2000km dos Açores a Lisboa. Fi-lo para te ver. Mas não te vi. Nessa tarde veraneia não apareceste no Jamor. Falhaste em toda a linha. Falhaste porque foste fraco. Como dizem na blogosfera, falhaste porque foste Benfiquinha. Mas eu não me desloquei milhares de km para ver o Benfiquinha. Desloquei-me para ver o Benfica. É isso que tu me deves. Uma vitória no Jamor.
Amanhã não peço muito. Peço apenas Benfica. Por outras palavras, uma vitória. Só mais um passo para que cumpras mais um dos teus deveres. Estarei no Jamor para te cobrar a dívida. Eu não falho. Não falhes tu também. Sê Benfica.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Quando eu era pequenino...
Lembro-me, que enquanto miúdo, vivia o futebol como momento de magia. E o futebol para mim era sinónimo de Benfica. Eu, como qualquer puto, sonhava em ser jogador de futebol. Eu não sonhava ser um jogador qualquer, sonhava ser um jogador do Benfica. Sonhava ser um Rui Costa, um Paneira, um Isaías, e às vezes um Neno ou um Sílvino, dependia do dia. A única regra era… o Benfica.
Quando era puto, amava o Benfica de uma forma pura e genuína. Eu tinha 10, 11, 12 ou 13 anos (e até bem mais cedo), e já sofria pelo Benfica. Lembro-me que, não raras vezes, quando o Benfica estava num jogo difícil, a vencer por 2-1 a 10 minutos do final, não conseguir ver mais esse jogo. Nesse momento, saía para a rua e vinha dar uns pontapés na bola. Não era sempre, mas era frequente em jogos importantes. Fazia-o como se isso se transportasse para dentro do campo, e aqueles pontapés fossem suficientes para ajudar o Benfica a ganhar o jogo. Lembro-me do 3-6 ao Sporting. Eu não vi o jogo todo, estava a ser demasiado frenético para mim. O Benfica estava a dar-me demasiado amor, e o meu coração de puto não aguentava com tanto amor. Eu sofria. Ao intervalo peguei na bicicleta e fui até cada da avó, que ainda ficava longe para um puto daquela idade, e como na volta era sempre a subir, mais tempo demorava. Eu sabia da importância do jogo, e só queria que aquilo acabasse depressa. O 4-4 com o Leverkussen foi outro, não consegui ver o jogo todo, tinha momentos que apenas ia espreitar. Via o jogo a espaços consoante o resultado. Lembro-me também de um jogo contra o Boavista, em que o Paulo Sousa (esse grandessíssimo filho de uma puta) teve de substituir, ou o Neno, ou o Silvino, que acabara de cometer pénalti e ser expulso. Não vi esses 10 ou 15 minutos. Fui para a rua dar uns pontapés na bola. Mas depois acabava o jogo, e descobria que o Benfica me amava também. Ele provava-o a cada vitória difícil. Aquilo era amor correspondido. Aquilo era paixão.
Para mim viver nos Açores é especial, mas crescer nos Açores foi muito mais especial. Estávamos isolados e por isso éramos especiais. Ainda somos. Naquele tempo não havia internet, só meia dúzia de pessoas tinham telefone, e eu estava reduzido à RTP Açores, à qual se juntou uns anos mais tarde a RTP 1. Dava 1 jogo por semana na TV, aliás, nem sei se tanto. Cresci a apenas ouvir muitos dos jogos do Benfica na Rádio e a imaginar as jogadas. Era em muitas ocasiões, quase literalmente, um amor cego. Falo disto porque estou convencido, mas se calhar enganado, que isso me torna num Benfiquista especial (acho que somos todos Benfiquistas especiais), um Benfiquista que aprendeu a imaginar e Endeusar o Benfica. E bem, porque o Benfica era isso mesmo, grandioso. Estou mesmo convencido que toda esta distância, e toda esta inacessibilidade ao Benfica por força geográfica e recuo tecnológico, fizeram do meu amor pelo clube, um amor especial. Como um emigrante, que vive o hino, a sua pátria, os costumes da sua terra, entre outras coisas ligadas às suas raízes, de uma forma muito mais apaixonada, muito mais sentida, e em suma, de uma forma muito mais... especial.
Tive, e tenho origens em famílias humildes, sou filho de um agricultor com a 4ªclasse e de uma trabalhadora do Estado sem grandes posses, como quase toda a gente que vivia nos Açores, e especialmente numa ilha pequena como a minha. Ir a Lisboa não era tão fácil como hoje, e se acham que agora as passagens são caras, nem imaginam na minha infância. Mas minha mãe, como trabalhadora do Estado, numa altura em que havia muito dinheiro público para torrar, tinha direito a uma viagem por ano a Lisboa para toda a família. Éramos uns privilegiados. Eu aos 6, 7 ou 8 anos pude conhecer o estádio da luz. Foi numa dessas viagens que vi o meu primeiro jogo ao vivo na antiga Luz. Eram mais de 100 mil nas bancadas. Foi num jogo das competições Europeias. Não me perguntem quem era o adversário, apenas me lembro que o Mats Magnussen marcou pelo menos um dos golos, e que ganhamos 2-1 acabando eliminados. Não me lembro ao pormenor das coisas, mas lembro-me da envolvência antes do jogo e de toda aquela excitação. Aquilo era especial. Só hoje percebo o que era. Aquilo era amor. Era o Benfica a amar-me.
Vivíamos tão arredados daquela realidade dos jogos ao vivo, mas com tanta paixão pelo Benfica e gosto pelo futebol em geral, que na mesma semana, o meu pai sabendo que o Belenenses jogava também ele para as competições Europeias, pegou em mim e levou-me para Belém. Ele só ficou a saber que o Belenenses jogava quase em cima da hora do jogo, e vivendo ele fora de Lisboa pouco habituado a grandes cidades, foi um filme até encontrar o estádio. Lisboa e arredores era um mundo para nós. Chegámos ao intervalo e não sei a quantos acabou o jogo, mas lembro-me de o Belenenses ser eliminado nos penaltis na baliza que ficava mais longe.
Todo aquele entusiasmo pelo futebol vinha apenas, e exclusivamente, do Amor ao Benfica. Do meu amor que estava a crescer, e do de meu pai que já existia, e que tinha crescido de uma forma ainda mais inacessível. Hoje não sinto mais todo aquele entusiasmo. Não o sinto porque não amo o Benfica da mesma forma. Preciso que o Benfica me volte amar, para sentir que o futebol me ama de novo como quando eu era pequenino.
E no dia 1 de Janeiro, às 0:00 e alguns segundos, quando estiver com 12 passas na mão,será fácil de adivinhar qual será um dos meus desejos. Vou pedir para voltar a ser... pequenino. Tudo depende de ti Benfica.
Taça da Liga - SPORTING vs porto.
Em fim de ano à vista, quero em primeiro lugar, desejar a
todos os Sportinguistas e lampiões, umas boas entradas em 2014. Acredito que
tenhamos visitas também de tripeiros e adeptos de outros clubes da nossa liga
Portuguesa. A eles umas boas entradas em 2014 de igual modo de preferência com
muitas derrotas !
Não posso deixar de pedir desculpa ao meu colega e amigo
escritor de blogue Eternos Rivais,
devido à minha grande ausência aqui no espaço e confesso duas coisas a esse
respeito:
- Sou preguiçoso para escrever.
- Sem a colaboração activa do Germano Bettencourt (lampião
doente de serviço) aqui no tasco, isto já se teria perdido certamente.
Portanto, desculpa e obrigado por continuares a manter isto vivo. Vou tentar
ser mais assíduo.
Sporting – Porto (Taça da Liga)
(imagem "roubada" do cartoonista Henrique Monteiro http://henricartoon.blogs.sapo.pt/)
Um grande espectáculo de futebol sem a menor dúvida.
Finalmente recebemos um porto sem medo e demonstrámos um futebol ofensivo, um
Sporting que mereceu ganhar mas que encontrou á sua frente uma parede chamada
Fabiano.
Vou fazer uma pequena análise pessoal do jogo:
- Fabiano tem que estar no topo desta lista, o sucessor de
Helton “Beiços de Burro” mostrou serviço e acredito que no fim da época, Helton
vai rumar ao Brasil e Fabiano vai sentar-se na titularidade. Graças a ele, o
porto conseguiu segurar o empate e evitou uma derrota.
- Wilson Eduardo hoje já enviou curriculum para a SportZone.
Cargo? Saco de boxe.
- Carlos Eduardo a jogar á dois dias na equipa principal do
porto, tem boa qualidade técnica, e tem a mania que é intocável. O Olegário a
muito custo e tristeza lá lhe mostrou o contrário.
- Slimani, Boeck e Dier a titulares. Sinceramente sobre Dier
e Boeck não tenho nada a referir, jogo seguro, até porque Boeck usou mais os
pés para marcar pontapés de baliza do que as luvas para defender bolas
tripeiras. Dier tem dezanove anos, também já tive. Temos que o segurar o máximo
que pudermos, Dier será uma peça indispensável no futuro. Leonardo Jardim apostou
em Slimani e este tentou aproveitar a oportunidade, no entanto pareceu verdinho
para finalizar bolas, mas a jogar de costas para a baliza esteve muito bem.
- Licá, ouvi dizer que foi convocado e apareceu no apito
inicial do jogo. Após o jogo acabar, a equipa técnica anda à procura dele...já
não bastava andarem à procura do IzmaYlov…
- Cédric devia mudar o sobrenome para “Raça” em vez de
Soares. Esteve muito bem! Quem diria…eu a elogiar o Cédric.
Por fim não falo desta vez do William Carvalho, mas sim de
Adrien. É este Adrien que gosto de ver jogar, irrequieto, seguro e com classe.
Este Sporting joga futebol e os adeptos estão contentes com
o empenho com que os jogadores estão a fazer com a camisola do clube. Que 2014
seja um ano de glória para nós!
Só para que conste, acerca do jogo principal de hoje, sou do NACIONAL DA MADEIRA desde pequenino! Bananas Madeirenses espera-se para hoje!
Um pequeno aparte...
Sporting Clube
Travancinha (Filial Sporting Clube de Portugal Nº74)
Recentemente fui até Travacinha (pertence ao concelho de
Seia) onde tenho família e aproveitei para pôr as minhas cotas em dia, visto
que sou sócio desde 2012. A única razão pela qual não sou sócio do Sporting Clube
de Portugal, é porque não compensa sendo eu Açoriano e vivendo atualmente nos
Açores. Aproveitei e tirei umas fotos deste clube que infelizmente neste momento,
não tem possibilidades de manter uma equipa sénior. No entanto mantém o clube
aberto como café/sede e organiza eventos como futebol de praia, festas locais.
Tenho mais fotos que estas, mas por agora deixa apenas
estas.
Saudações Leoninas e Boas Entradas em 2014 a todos!
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
sábado, 21 de dezembro de 2013
Setúbal VS Benfica
Eu queria mesmo escrever qualquer coisa sobre a jornada do Benfica, mas depois leio as palavras do Catedrático e paro para pensar... depois desloco-me até a uma parece, e tal Acto de Contrição, penitencio-me com 10 cabeçadas, e a cada pancada na parede repito as mesmas palavras, "não percebes nada de futebol Germano, és um burro!".
Viver é aprender, e nada melhor de que o fazer com quem sabe. Com o 11º mais bem pago do mundo, ao comando da 15ª equipa que mais valorizou no mundo, a jogar um futebol, que só agora percebo, é EXCELENTE.
Obrigado Jorge por me abrires os olhos.
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Sobre a saída de AVB...
...só tenho a dizer o seguinte:
- Eu próprio me disponibilizo para o ir buscar ao aeroporto e o levar para o Seixal.
PS: Esta afirmação ganha ainda mais importância vivendo eu nos Açores.
- Eu próprio me disponibilizo para o ir buscar ao aeroporto e o levar para o Seixal.
PS: Esta afirmação ganha ainda mais importância vivendo eu nos Açores.
domingo, 15 de dezembro de 2013
Olhanense VS Benfica
- Mais 3 pontos numa exibição paupérrima em 4-4-2. Mas é preferível perder jogando assim, que ganhar jogando em sistema de pobre (4-3-3). Não é JJ?
- A média de golos sofridos do Benfica é assustadora. Parece o rolo compressor da primeira época de Jesus, mas ao contrário.
- Salve-se os golos de Matic e Sulejmani. Grandes golos.
- O nosso primeiro golo foi marcado em fora-de-jogo. Querem ver que isso vai ajudar a desculpar o ridículo penalti de ontem?!
- Estou farto do JJ. Estou cansado. Não quero perder, mas também não quero que ele continue, mas que dilema angustiante.
- Finalmente Oblak, pena que pelas piores razões.
- Já nem me lembrava que tínhamos o Ola John até falarem dele durante o jogo. Pena que não tenha entrado em campo para a malta matar saudades.
- Pode ser só de mim, mas o Ivan Cavaleiro parece-me apenas Marketing.
sábado, 14 de dezembro de 2013
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Definitivamente, o BURRO sou eu!
Ando triste, agoniado, e sem esperança. É isto que me provoca o Benfica. Não faz sentido. O que eu quero é supostamente o contrário. Mas depois ouço/leio algumas das declarações do JJ, e fico logo desconfiado que o burro sou eu. Ligo a TV, e vejo o Rui Santos a fechar o Tempo Extra com os resultados à pergunta, "Considera um fracasso a saída do Benfica da fase de grupos da Champions?" e deixo de ter dúvidas. Sou mesmo o BURRO. Eu e mais os 11% dos que votaram afirmativamente à questão do Caracolinhos. Aos restantes 89%, os meus parabéns.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
10 razões para um Sporting Campeão
1- Porque sabendo que não ganha o Benfica, prefiro a vitória do verdadeiro rival.
2- Para dar uma lição ao Benfica, não a nós adeptos apaixonados, mas aos que lideram e são a cara do clube.
3- Porque é bom para o futebol português que o Sporting não desapareça.
4- Porque a queda do Sporting/sportinguistas seria maior (sei do que falo, pois também eu caí).
5- Porque também enfraquece o poderio do Porto.
6- Porque aproxima o JJ da saída.
7- Porque aproxima Vieira da saída.
8- Porque em 2000, quando estudava em Coimbra, gostei de ver as Betinhas a festejar, o que compensou claramente a contrapartida de ver os Berloques a saltar.
9- Porque gostaria de ver o Bruno de Carvalho a festejar, abrindo e abanando loucamente uma garrafa de champanhe contra o decote da mulher.
10- Porque o Vítor Marcelino é Sportinguista.
domingo, 8 de dezembro de 2013
Sporting em 1º Lugar !
E tudo o que os benfiquistas e os portistas querem ouvir da nossa boca é:
"Sim somos Candidatos ao Título!"
Eu pessoalmente não penso nisso. Os objectivos estão traçados, a Europa e a Taça da Liga. Não é pensamento pequenino, é pensamento consciente.
Deixem os adeptos leoninos viverem as alegrias do jogo a jogo, deixem os adeptos leoninos sorrir com uma equipa que finalmente joga futebol, deixem os adeptos vibrar com os golos!
Deixem o Sporting estar onde realmente merece...no Primeiro Lugar da Liga!
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Fernando nos U20... do Brasil
Fernando aka polvo.
Começou por ser os jornais a associar o homem à selecção Nacional, e sabe-se lá de quem surgiu a ideia de tentar inflacionar o passe do jogador. Agora é o próprio seleccionador que fala do quão mais forte ficaria a selecção com um homem como Fernando no nosso meio campo. O que ninguém fala, e eu estranho que isso aconteça com tão bom jornalismo de investigação em Portugal, ;) é do passado do Fernando nos U20 do Brasil, e do seu castigo de 1 ano por ter agredido um árbitro ao serviço dessa mesma selecção.
E como recordar é viver, cá ficam as imagens do 17 do Brasil.
PS: Também é bonito de ver os Chilenos a relatar o jogo. Para mim nenhum dos 2 era penalti. Para outros (Chilenos) não haviam dúvidas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












