quarta-feira, 30 de novembro de 2011
João Pereira
Um post mais sério
Problemas? Onde? Quem?
Barça?
Sporting perde na Luz
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Eusébio
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Ontem perderam dentro de campo. Hoje perderam fora. Nota-se muito amadorismo por aqueles lados no que a esta direcção diz respeito. Muita vontade de mostrar que o Sporting está vivo, e que é capaz de se revoltar. Tenho as minhas duvidas da forma como o estão a tentar.
Fica aqui o comunicado do SLB como resposta ao do SCP. Gosto em especial do último paragrafo. partiu tudo.
Leia o comunicado na íntegra:
A boa e a má informação
Comunicado do Sporting Clube de Portugal:
“O Sporting Clube de Portugal lamenta as condições proporcionadas aos seus adeptos no Estádio da Luz.
Desde o início que o Benfica tinha conhecimento, face ao número de bilhetes vendidos, da quantidade de adeptos que iam estar presentes no Estádio. Colocar cinco pontos de acesso para a revista de todos os adeptos revela, uma vontade expressa de provocar uma entrada tardia, gerando tensões completamente evitáveis”.
Os factos:
No controlo de bilhética e revista de segurança o número de ARD’s foi igual ao que sempre tem sido utilizados, em anos anteriores, nos chamados jogos grandes ou denominados de alto risco, 23.
- 1 supervisor + 2 agentes especializados + 5 ARD’s femininos + 15 ARD’s masculinos, num total de 23 ARD’s.
- 5 pontos de segurança para controlo de bilhética, com 3 ARD’s masculinos e 1 feminino em cada um deles a passar revista.
No dia do jogo, a “caixa” de adeptos do Sporting CP chegou ao estádio pelas 18H50 (ou seja com 35 minutos de atraso, já que eram esperados às 18H15. Se tal tivesse acontecido todos os adeptos teriam entrado antes do início do jogo.
Os últimos adeptos do Sporting CP a entrar fizeram-no cerca das 20H45 (30 minutos do jogo decorrido). O tempo total de revista aos adeptos visitantes foi de 1h55m.
Na reunião de segurança, realizada 3 dias antes do jogo e com todas as entidades envolvidas, consta o pedido do SL Benfica no sentido de que os adeptos do Sporting CP chegassem ao estádio até à abertura de portas e nunca depois, precisamente para evitar este tipo de reclamações.
“Paralelamente, as condições dispensadas aos adeptos que pagaram o seu bilhete são no mínimo lamentáveis, quer pela falta de acesso de alguns sectores a unidades sanitárias, quer a bares, não sendo possível, sequer, comprar uma garrafa de água”.
As casas de banho e bares na zona da equipa visitante estão dentro do que está regulamentado pela UEFA e estiveram sempre disponíveis.
“Foi claro, para quem esteve junto dos adeptos, que a rede colocada prejudica claramente a visão”.
Se assim fosse, mas não é, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional não teria aprovado a referida estrutura. Afirmar isto é chamar incompetentes aos profissionais da Liga.
“Para além disto, constatou-se uma sobrelotação do espaço disponibilizado aos adeptos do Sporting, indiciando assim que o número de lugares disponíveis era bastante inferior ao dos bilhetes vendidos para aqueles mesmos sectores”.
1. Segundo os regulamentos, o Sport Lisboa e Benfica é obrigado a ceder a equipa visitante 5% da lotação do estádio, o que corresponde a 3250 bilhetes.
2. O nº total de lugares da bancada disponibilizado foi de 3425 (mais 175 do que o exigido) dado que o Sporting CP repetidamente solicitou mais bilhetes, resolvemos ceder o máximo possível em condições de segurança.
3. No entanto, como bolsa de segurança, não foram emitidos nem utilizados os 536 lugares correspondentes às 6 fiadas inferiores destes 7 sectores, pois servem para garantir a actuação de ARD's e agentes da PSP.
4. Além destes 536 lugares, foram também retirados de venda as 3 fiadas laterais de cada lado da bancada visitante: 117 lugares do Sector 35 e 75 do Sector 27, no total de 192 lugares.
5. Isto é, tirámos de venda, por motivos de segurança dos adeptos visitantes, um total de 728 lugares.
"É lamentável, pelas razões referidas, que um Clube como o Sport Lisboa e Benfica, receba a equipa visitante deste modo inqualificável. O espectáculo deve registar-se dentro de campo e não em atitudes exteriores, que pouco dignificam o futebol."
O Sporting Clube de Portugal reitera que, face às condições encontradas, a decisão da Direcção de se juntar aos adeptos, e de sentir directamente as condições que lhes eram facultadas, foi a mais acertada, e as palavras proferidas pelo vice-presidente Paulo Pereira Cristovão expressam bem a nossa indignação”.
No dia 17 de Novembro, o Engº Carlos Miguel, director de segurança do Sporting Clube de Portugal, a convite do Sport Lisboa e Benfica, visitou a “caixa” de segurança e as condições existentes no local, não tendo colocado nem durante a visita, nem após a mesma, qualquer reserva em relação a tudo quanto atempadamente visitou.
No dia 26 de Novembro (dia do jogo) o senhor Eurico Gomes (Secretário Técnico do SCP) visitou a bancada 2h30 antes do inicio do jogo, acompanhado pelo Director de Segurança do SLB, pelo Delegado da Liga e respectivo Supervisor (Sr. Manuel Aranha). Não teceu qualquer comentário crítico quanto às condições apresentadas.
“O Sporting Clube de Portugal tem rosto, o seu vice-presidente este sábado representou-o, e não se esconde atrás de declarações de funcionários da comunicação”.
Uma verdade: João Gabriel é funcionário do Sport Lisboa e Benfica, mas sendo funcionário tem toda a legitimidade para falar em nome do Clube. Aqui ninguém se esconde atrás de ninguém, simplesmente há uma estrutura e ela funciona.
“Por outro lado, a Direcção do Sporting Clube não se revê nos danos causados após o jogo e igualmente condena o facto de, ainda nesta mesma noite, ter sido atirado um “very-light” para a cobertura do seu estádio”.
“Não se revê” é diferente de condenar. Não se ouviu da parte do vice-presidente do SCP, presente no Estádio da Luz, nenhum tipo de condenação em relação aos actos praticados por um grupo de marginais e que resultaram nas agressões verificadas a bombeiros e nos vários incêndios que foram ateados. Nem sequer, na fase mais crítica, um mero apelo apaziguador.
Aliás, ficou claro para todos que não se tendo verificado nenhum incidente antes e durante o jogo, as acções violentas apenas acontecem depois da declaração feita, e transmitida em directo pelos vários meios de comunicação social, do senhor Paulo Pereira Cristovão.
Por fim, comparar os danos causados no nosso Estádio, com um eventual lançamento de um ‘very-light’ para a cobertura do Estádio de Alvalade só pode ser uma alusão de mau gosto.
O Sport Lisboa e Benfica não confunde a Instituição e a massa associativa do Sporting Clube de Portugal com os marginais que levaram por diante as acções que são conhecidas e cujas graves consequências ainda estão por apurar.
Em anexo segue mail com a formalização da devolução dos 46 bilhetes efectuada pelo Sporting Clube de Portugal e que o seu “rosto” desconhecia."
Elucidem-me...
domingo, 27 de novembro de 2011
Godinho Lopes - Ah ganda maluco!
sábado, 26 de novembro de 2011
Benfica - Sporting
Júniores
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Clássico à Porta!
Sinto um nervoso miudinho, talvez por ter expectativas médias-altas. A equipa está forte, confiante e os adeptos gozam do seu futebol. Esperemos que seja um bom espectáculo, e se sair-mos de lá com um empate já me dou por contente.
É oficial!
O Benfica é candidato principal e favorito para vencer a Taça da Liga dos Campeões!
Slb e as suas cruzes...
A Jaula
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Old Trafford
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Taça da Liga
Grupo A
Sporting
Rio Ave
Gil Vicente
Moreirense
Grupo B
Benfica
V. Guimarães
Marítimo
Santa Clara
Grupo C
Sp. Braga
Nacional
Portimonense
Penafiel
Grupo D
FC Porto
Paços de Ferreira
V. Setúbal
Estoril
Este ano os Sorteios não querem nada com o Benfica. Primeiro é a Taça de Portugal, jogamos sempre com clubes das duas divisões profissionais, e mais, sempre fora de portas. Agora é a Taça da Liga. E no meio de tudo isto, em 3 jogos, só jogamos 1 em casa, e logo o jogo teoricamente mais fácil. Ainda por cima, como Açoriano, perco uma grande oportunidade para ir a S.Miguel ver o Glorioso. Não podia ter corrido pior. Não podia.
Uma coisa é certa, este ano, se ganharmos alguma destas 2 competições, será muito merecido. Não que em outros anos não o fosse, mas este ano será especial pela dificuldade de percurso.
João Pereira
terça-feira, 22 de novembro de 2011
MU - SLB
Sorteio da Taça
O resto está no post abaixo.
Taça de Portugal - Próxima Ronda
Terras de sua Majestade - Champions League
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Tá Quieto...
domingo, 20 de novembro de 2011
Um ratito...
...chamado Capel!
Taça de Portugal
sábado, 19 de novembro de 2011
Coimbra...
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Ai Fome...
Pois...
Claro claro...
Brinca na Areia!
Ou melhor, brinca com a Bósnia. Deu-me gozo, talvez seja um sentimento de má fé, mas "encavar" seis "cavalas" nos Bósnios....talvez por terem gozado com o nosso Ronaldo talvez por terem arrancado um empate no campo de batatas, ou mesmo porque sou Português e adorei ver a nossa Selecção Nacional vencer!
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Portugal - Bósnia
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Rui Jorge
domingo, 13 de novembro de 2011
LFV - O Discurso
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Bósnia - Portugal
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
O não menos importante lado supérfluo da vida!
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Javi e os Pretos
Todos nós sabemos que o caso em si não dará nada, mas também não era esse o objectivo. Desviaram-se as atenções e isso bastava.
Viva aos bastidores do nosso futebol.
o Fosso...
Compreendo.
Por um pontinho apenas!
Foi um fim-de-semana produtivo para o Sporting.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
O paranormal!
No recente Braga-Benfica, considerei que o meu Benfica, a par do que tem feito nos últimos jogos, praticou na sua globalidade, um futebol de fraca qualidade. Por consequência disso evitei falar de alguns assuntos, pois não queria que soasse a desculpa de mau perdedor (qualquer empate é derrota). Mas quando vejo um ex-jogador do Braga proferir aquelas declarações... não dá para ignorar.
Existem coisas que só se passam em certos estádios, as intimidações, as avarias, as provocações e toda uma panóplia de coisas que só alguns presidentes se lembrariam e, cujos seus subordinados exclamariam "fantástico senhor presidente, fantástico, aquela história do Deco foi genial, eu sabia que o senhor presidente era um génio, mas esta do Deco foi demais".
Ontem por exemplo, foi de estranhar, que num estádio novo, construído de raiz, já agora, pago em parte, com o meu e o teu dinheiro, tenha os problemas de electricidade que todos vimos. O súbito apagão numa altura da primeira parte em que o Benfica começava a subir de produção e, acontece aquilo sucessivamente! Hum, dá que pensar não? Curiosamente, e após um golo do Braga caído do céu, nunca mais a luz se apagou.
Depois, no final do jogo, não havia água quente?! Mas estamos onde? Num qualquer país do terceiro mundo. Sei que estamos em crise mas...
Curioso, é que estas coisas poderiam acontecer contra um Setúbal, um Rio Ave, um Leiria, etc. Mas não, aconteceram logo com o Benfica. É sempre assim. E quando existe uma sucessão de coincidências, deixa de ser coincidência para passar a ser padrão. E é este o padrão do futebol Português. Vale tudo.
No caso dos "seguranças" na Luz todos falam, desde os Sportinguistas, passando pelos de Braga e acabando nos visados, o Porto. Foi pano para mangas. O que se passa nos outros estádios, é esquecido no dia seguinte. Isso também diz muito sobre o futebol português. Aliás, no caso que ninguém esquece, os malcriados foram os jogadores do Porto. Foram eles que andaram ao soco, mas essa parte também não interessa.
Mas isto tudo, dito por mim, não passa de teorias da conspiração de "um gajo com quem não vale a pena discutir futebol". Mas o que dirão vocês se for um ex-bracarense a teorizar? Um tal de Artur Moraes. Alguém que sabe como aquela casa funciona. Alguém que diz, "Infelizmente aqui, quando vem o Benfica, acontecem coisas do outro mundo", e acrescenta, "Em Braga temos sempre que jogar contra 11 e mais os truques fora de campo!! Valeu a luta". Fica a pergunta.
Não quero com isto arranjar desculpas. O Benfica tem vindo a decair, não está bem. Confio que dará a volta por cima. Mas existem coisas que não podem passar em claro.