domingo, 30 de dezembro de 2012

Moreirense - Benfica (Taça da Liga)


- Pior que ver o Benfica jogar mal, é ver/ouvir uma transmissão na TVI. Que comentadores são aqueles? Como disse o meu amigo M. a respeito dos gajos, "a capacidade de análise, a pertinência do comentário e o português deles, ainda estão de férias..."

- Já agora. Que resolução é aquela que os gajos usam nas suas transmissões, 240p? Um "must" para o youtube.

- E o Benfica? O que foi aquilo? Agora compreendo os Sportinguistas, quando vêem o seu clube jogar mal e empatar com clubes que jogam pior ainda.

- Não vou falar das individualidades do Benfica hoje. Não falo porque não sei por onde começar. Aliás, ainda tenho dúvidas que elas tenham jogado.

- O G. Redes do Moreirense cantou de galo cedo demais, não foi? Aquela cara de parvo após defender o primeiro penalti, estava mesmo a pedir um segundo penalti. E não é que lhe fizeram a vontade, e voltaram a enviar para o lado que ele pediu. 

- Penso que não restam dúvidas da justiça dos penaltis. No primeiro o Ricardo rola sobre o Lima, nada apontar. No segundo confesso que de inicio não percebi, mas a repetição não deixa dúvidas. É um penalti estúpido, que disso não restem dúvidas, mas é penalti. O jogador do Moreirense, não só puxa o Cardozo, como ao mesmo tempo faz o movimento inverso com o pé e rasteira-o. Eu acho que eles dão um nome técnico àquilo no judo. Alguém me ajuda?

- Agora em casa, carimbamos a passagem. Assim o espero.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Sportinguistas

Como é que eles cantam mesmo… "e o Sporting é o nosso grande amor"!

Ora nem mais!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cabelo para jogar num Benfica, qualidade futebolistica para um Sporting

Se tivesse de me definir enquanto jogador nas camadas jovens em poucas palavras, penso que escolheria as do titulo. Uns dirão que sou um abusado na minha própria definição enquanto jovem atleta, pois o cabelo não seria assim tão... extraordinário, outros dirão que sou louco, só de pensar que tinha apenas qualidade para jogar num Sporting. Aos primeiros só digo, estão errados, o cabelo é magnifico. Aos segundos dou o beneficio da dúvida. Aliás, confirmo, a razão é bem capaz de estar do vosso lado.

Durante muito tempo olhava para as minhas fotos de infância (teenager) com vergonha. Não era vergonha de quem fui, nada disso. Era aquela vergonha normal de quem olha e pensa, Jasus, usava-se aquilo assim naquela altura?!?! Hoje, mais concretamente depois do inicio da época passada, comecei a olhar para aquelas fotos com orgulho. Não digo todas as fotos, mas pelo menos aquelas em que usava uma camisola listada de preto e branco. Obviamente que numa foto em família com uma camisa abotoada até ao pescoço - e sim, usava-se naquela altura - pareço um parolo, mas numa foto com aquela camisola listada, calções pretos, meia preta e umas chuteiras nos pés, o orgulho invade-me a alma, e na cara rasga-se-me um sorriso de orelha a orelha. Eu naquelas fotos, mais que qualquer tecnicista, sou "o" craque.

Lembro-me que jogava a trinco, e mais tarde a defesa central. Nunca fui grande jogador, mas cumpria. Não sei se por isso, se por ser bom rapaz, ou mesmo por falta de alternativas, era titular numa equipa de jovens promessas. Curiosamente nenhum de nós como promessa futebolística. Talvez o nosso "pulga", que me mostrou a foto em baixo (FaceBook), mais novo que eu 3 anos, tivesse alguma qualidade "extra", o que fez com que enquanto estudante universitário, jogasse no Futebol Benfica, e mais tarde na primeira divisão angolana de futsal, onde foi campeão nacional, e onde chegou a perder com o meu Benfica (4-2 ou coisa parecida). Eu podia não ter essa qualidade "extra", podia não ser um craque "futebolisticamente" falando, mas tinha pinta para as fotos. Lembro-me de certo jogo, quando já jogava a central, de ao intervalo, o treinador se virar para os colegas (trinco e outro central) e dizer para estarem atentos às minhas progressões com bola no terreno. Curiosamente não me proibiu de subir, isso deve querer dizer alguma coisa. Hoje que penso nisso acho piada e imagino novamente o momento na minha cabeça. Eu se calhar era assim... uma espécie David Luiz mas com "um pouquinho" menos qualidade. Mas quando posava para a foto... ui... na foto eu era um Witsel ou um Aimar, e é isso que me enche de orgulho.


(Clicar para ampliar e descobrir onde está o Wally)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dê nome ao palhaço

09/12/2012
"Vieira teve medo"
"Não é que tenha prazer em falar com ele (Vieira), mas ele é que não me atendeu"

17/12/2012
"Não liguei a Vieira para não ter de ouvir um não, mandei um SMS"

Descubra as diferenças, e dê nome ao palhaço. 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Um Guião com cheiro a mofo



É um filme muitas vezes repetido. 

1º - Aparece nas capas do jornais desportivos o interesse do Benfica em determinado jogador;

2º - O pai/empresário/jogador dizem-se muito lisonjeados com o interesse de um clube como o Benfica;

3º - O Porto aproxima-se e ganha vantagem na corrida pelo jogador pretendido pelo Benfica;

4º - Jogador pretendido anteriormente pelo Benfica assina contrato com o Porto.


Já não escandaliza ninguém, e nós Benfiquistas já aprendemos a viver com isto. Começa a ser cada vez menos importante para nós este tipo de "assalto" do Porto, ou melhor, do PdC. Aliás, o Porto não tem uma identidade institucional, o Porto é o PdC, e nem os Portistas se importam com isso. É fácil então de perceber que a identidade do Porto passe muito por este tipo de filmes. Cabe a nós Benfiquistas não alimentar este tipo de películas. Até porque nunca sabemos se é uma história verídica ou ficção. Eu da minha parte já aprendi a não ligar às pseudo-contratações estampadas nos jornais. Limito-me a esperar por aqueles que assinam. Tudo o resto é parte de um guião do qual me recuso a seguir. 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sporting na Orangina, bom ou mau para os Benfiquistas?

Ontem li um comentário aqui no tasco, de uma adepta do Sporting, que não conseguia perceber o contentamento dos Benfiquistas numa possível descida de divisão por parte do Sporting. Mas existe uma explicação muito simples. Isto não é o Sporting. Este é um clube liderado por lagartos e não por verdadeiros Sportinguistas. Os Benfiquistas não querem, nem desejam o Sporting na Orangina, eles desejam, isso sim, um clube assaltado por lagartos nessa condição.

Há 1 ano atrás, aproximadamente, li um post no blogue REDPASS que hoje partilho, e que é de leitura obrigatória para todos os Sportinguistas. Pode ser que agora nos compreendam, e tenho a certeza, que todo o Verdadeiro Sportinguista, concordará com as palavras escritas naquele post. 

Desistentes...


Engraçado que ontem enquanto andava pela blogosfera desportiva, vi o nome deste blogue e a última vez que tinha feito uma publicação.
É bem verdade...


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Sério Godinho?



Ai estamos Godinho? É que não parece mesmo mesmo mesmo nada isso.


Infelizmente não pude ver o jogo, tenho vida para além do futebol, principalmente neste ponto histórico do clube leonino. Claro que conseguia ouvir os berros de golo do outro lado da rua, a qual sabia perfeitamente a quem se dedicavam.

1-3 foi o resultado. Pelo que parece, tivemos a ganhar por uma bola até ao intervalo e depois na segunda parte fizemos o mesmo de sempre. Perdemos.
Esta "época de morte" (assim lhe chamo, porque sinto que já há muito que o meu Sporting morreu) é sem dúvida o consolo para todos os rivais grandes (sem incluir o Braga, visto que nunca ganhou um campeonato nacional) onde os adeptos tem as respostas todas afinadas e nós Sportinguistas as respostas esgotadas. Não temos por onde nos virar, sem ser a clássica resposta "AH MAS O BENFICA FICOU EM SEXTO EM 2000" é uma resposta que já cansa, que está a perder o valor e que sinceramente pela maneira que as coisas estão, será destronada por nós este ano.

Se tivéssemos ganho o jogo, as bocas provavelmente seriam "O Sporting ganhou ontem o seu campeonato!" ou " O Marquês encheu-se de adeptos leoninos a festejar a vitória do campeonato." mas acontecendo o previsto, fica alegria plena para os lampiões e a frustração para os tripeiros que ontem eram 110% Leões.

Desejo que Godinho fique até ao fim do campeonato, porque quem começou com a desgraça deve simplesmente acabar no meio dela. E tal como a Fénix, esta época de morte quando chegar ao fim, que renasça um novo Sporting deste degredo, com um novo presidente, um novo treinador, uma nova equipa...MAS O PAULINHO TEM QUE FICAR!

Saudações Leoninas para quem acompanha este Sportinguista solitário neste "Eternos Rivais" e que a manutenção seja o nosso objectivo principal.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sporting - Benfica

(Grande TSF. Roubada ao Blog Gordo, Vai à Baliza)

- Apenas mais uma vitória contra uma equipa do meio da tabela. Nada para festejar com euforia. 3 pontos, e novamente colados ao FC Porto.

- O Jorge já irrita. Eu sei que é o Sporting que se encontra no meio da tabela, mas joga em casa, e um Derbi é um Derbi. Não podemos jogar no meio campo só com Matic e com 1 puto de 19 anos, muito bom diga-se, mas ainda com muito para aprender, principalmente a nível do passe, onde falha imenso. Só ganhamos porque foi contra o Sporting. Contra o Porto não podemos jogar assim, será derrota pela certa.

- A primeira substituição só aconteceu aos 81'. Alguém me sabe explicar porquê? Eu sozinho não chego lá.

- O André Gomes é craque, mas não pode falhar 50% dos passes.

- O Matic está feito um senhor jogador. Javi? Quem?

- O Olá João hoje esteve alguns furos abaixo.

- Porque é que o Gaitan não joga sempre com esta vontade. É verdade que entrou num momento em que o Sporting já tinha baixado os braços, mas mesmo assim é de louvar a sua entrada. Também ajuda a explicar porque acho que o Olá João esteve abaixo do seu normal.

- O Jardel intercala momentos em que é imperial, com momentos em que lhe pára o cérebro. Irritou-me tanto a forma como muita vez hesitou atacar a bola.

- Não sei porque o Salvio continua a titular. Uns joguinhos no banco só lhe faziam bem. Eu sei que no meio de tudo, lá de vez em quando tira uma grande jogada, mas este individualismo já cansa.

- Tacuara. Não precisa jogar, basta marcar.

- Lima. Contestei os 4.5M que demos por ele, hoje acho os milhões mais bem gastos da pré época. Não pára. Pena que com este sistema tenha de vir tanta vez atrás.

- SuperMaxi. Continua em baixo de forma.

- Portugueses. Não há muito tempo, os Sportinguistas criticavam os Benfiquistas por jogar sem Portugueses. Hoje, não só começamos com o mesmo número de Portugueses em campo, como acabamos com mais. Sim, é pela boca que o peixe morre.

- Cansaço. Não é físico o cansaço do Sporting. Do jogo de sexta, só 4 jogaram hoje. O Capel rebentou, mas esse mesmo sem jogar na sexta rebenta sempre a meio da segunda parte. O Bolo de Arroz é defesa central, onde o desgaste é sempre muito menor. O Insua não me pareceu cansado, foi dos melhores em campo, e dos que mais correu. O Rinaudo foi outro que aos 90' estava a fazer dobras ao Dier, não me pareceu cansado. E foram estes os jogadores que jogaram sexta, e para mais, num jogo a feijões. O Carrillo que não jogou sexta foi o primeiro a rebentar, e esse sim, fisicamente. Conclusão, tirando o Tacuara, os restantes jogadores do Benfica descansaram menos que 65% do 11 do Sporting.

- Ainda a polémica do jogo não adiado. Contra o Porto o Sporting jogou 72h após jogo Europeu, mas com a particularidade de ter ido à Hungria, o que é sempre mais desgastante. Com o Braga jogaram 70h após Europa, com o jogo europeu a ser jogado em Alvalade. Com o Benfica foi igual a Braga, jogaram 70h depois de jogo europeu em casa. De ressalvar que nos jogos com Porto e Braga, o jogo da Liga Europa contava para a continuidade na prova, e jogaram com os melhores. Sexta Feira era um jogo a feijões. Fica a particularidade.

- Agora pergunto eu. Dados os 2 pontos anteriores, qual a lógica que os Sportinguistas encontram para toda esta polémica? Porque raio contra Porto e Braga nem piaram e contra o Benfica foi o ridículo que se viu? Ah, é por ser o Benfica? Pois... 

- O Sporting merece tudo pelo que está a passar, e mais ainda.

- A boca do Presidente do Benfica é que era escusada. Se o Godinho mentiu, basta desmenti-lo. Mas chamar-lhe Vale & Azevedo é ir longe demais, e é colocar o nome do Vale ainda mais no lixo, o Homem não merece, foi o primeiro a dar a cara à luta contra o sistema.

- O Sporting já lançou algum comunicado no seu site? Sei lá, a exigir a repetição do jogo.

PS: Grande defesa do Alex Sandro, perdão, do Bolo de Arroz.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Adeus Champions



- Um Barcelona B vs um Benfica (quase B). Era uma oportunidade única para vencer em Camp Nou. Foi-se.

- Um Jesus a jogar ao ataque. Nada a dizer contra um Barcelona B. Boa primeira parte, e obviamente que tem de ser dado mérito ao 11 escolhido. De referir que não teve culpa nos golos falhados.

- Uma segunda parte completamente diferente. Tirando os primeiros 10' desta segunda parte, fomos subjugados por alguns putos do Barcelona.

- Substituições desastrosas. Não me venham com tretas que falar depois de acabado o jogo é fácil. Estava na cara que não eram aquelas as substituições que o Benfica precisava. Na análise a alguns jogadores vão perceber porquê.

- Artur. Igual a si próprio. Bem sempre que foi chamado. Aquela saída ao Messi é de grande guarda-redes.

- Melga. Errou alguns passes, e pareceu-me nervoso todo o jogo, mas em especial na primeira parte.

- Luisão. Uma fifia que ia saindo cara, tirando esse lance, actuação positiva.

- SuperMaxi. Não é o jogador de outras épocas. Tem defendido muito mal. Não sei se repararam, mas nos sucessivos fora-jogo do Villa, era sempre o Maxi o último homem. Na segunda parte parecia um puto inexperiente, e depois ainda chateado por passarem constantemente por ele, começou a jogar "porco", é que intensidade é uma coisa, aquilo é outra.

- Matic. Não foi por ele que não passamos. Estou a gostar da sua evolução. Muita garra. No entanto é complicado jogar contra um tiki taka, mesmo quando praticado por miúdos.

- André Gomes. É novo, e por isso é natural que muitas vezes não perceba quando largar a bola, quando deve jogar rápido e quando deve pausar o jogo, pode ser que aprenda com o Aimar. Errou bastante no passe mais longo, sendo muito pouco preciso em muitas ocasiões, Mas neste particular os jovens do Barcelona foram parecidos. 

- Olá João. O melhor em campo, mas quebrou na segunda parte. Foi vertical no jogo, e foi muito por culpa dele e da acção de Matic que fomos superiores na primeira parte.

- Rodrigo. Não sei que se passa com o matador do inicio da época passada, mas precisa de um treinador que lhe explique, que a confiança se ganha jogando seguro, e não arriscando e perdendo a bola, e que dar 1 golo a marcar, vale tanto como marca-lo. Falta um treinador que lhe explique isso.

- Lima. Também esteve perdulário, à parte disso, realizou um bom jogo. Não deveria ter saído. 

- Nolito. Todos sabemos que é trapalhão e individualista, mas a meu ver compensa com a rapidez que reage à perda da bola. Fez uma boa primeira parte. 

- Gordo. Vai comer no orifício por onde expeles as fezes. Não deveria ter entrado. Quando entrou, em vez de sair o Nolito, tinha saído o Rodrigo, e entrado um homem para o meio campo. Talvez o Gaitan, todos sabemos como se comporta na Champions, e livre no meio, podia causar estragos.

- André Almeida. Deveria ter entrado mais cedo, mas não para o meio, para o lugar do Maxi.

- Cardozo. Digam que não aconteceu nada disto. O Benfica estava sem chegar à área do Barcelona praticamente toda a segunda parte, e metemos um gajo cuja função é pastelar na frente. Eu gosto do Cardozo, mas acho que o jogo não o pedia. Outra coisa, o Jorge limita-se a fazer as substituições e a dar informações tácticas onde eles se devem posicionar, tipo, num jogo destes não motiva os jogadores que entram? É que o Cardozo tinha a mesma motivação que eu tenho quando vou ao dentista. Doía olha-lo em campo.

Conclusão. O mestre da táctica não sabe ler o jogo do banco. Isto não é de hoje, é de sempre. Às vezes acerta, mas estou em crer que é palpite. Mestre da táctica? Hum, deve ser a jogar à batalha naval com a mulher, e mesmo assim acredito que seja com batota.

Um aparte para o outro jogo. Parabéns ao Celtic, que sem saber jogar futebol, e com meia dúzia de coxos, está nos 1/8 final. Que sirva para o Jorge engolir mais uns sapos. 

Segunda-Feira e não Sábado


Quase desligado do futebol, poderia eu talvez ser um pouco fantasioso e ridículo dizendo "Ei e aquela vitória sobre a Selecção do Algarve?Aquilo é que foi..." mas não.
Olho para o calendário desportivo e vejo que o próximo jogo para o campeonato será em casa contra os lampiões. Essa equipa "fantabulástica" que tem feito uma boa época sem derrota nenhuma...pelo menos até à próxima segunda (e não sábado como antes tinha escrito).

A claque põem faixas nas bancadas com palavras como "Metam a jogar a equipa B" e as altas entidades com sede de poder/Gestores desportivos antigos do clube ,vão laminando Godinho ás fatias até o presunto ficar unicamente no osso. Entretanto vai-se fazendo negócios com investidores (que devem estar extasiados com o clube), prepara-se um canal desportivo para o próximo ano (porque se o benfica tem, nós também temos que ter) e uma equipa leonina que vive invejosa de um Braga que se afirma o 3º maior clube de Portugal, vai andando pelo campeonato a ganhar um ponto em não sei quantos jogos e a envergonhar o nome Sporting Clube de Portugal pela Europa.

No entanto, que se eleve este clube maldito que me apoquenta a mim e a todos os Sportinguistas, e que sábado seja um ponto de viragem, começando por abater a Águia...o eterno rival.

Sem palavras...


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Europa



Eram, e para o efeito ainda são, 6 os clubes Portugueses na Europa do futebol. O Porto, que acaba de perder no país do Principezinho, precisamente no Parque dos Príncipes, era e é a única equipa com destino certo já marcado na Europa. Além do Porto, temos o Benfica com continuidade assegurada na Europa do futebol, ficando apenas por saber, se na Champions se na Liga Europa. Todos os outros 4 clubes, a saber, Braga na Champions, Sporting, Marítimo e Académica na Europa dos pequeninos, já se encontram, a uma jornada do fim, fora das competições Europeias. Tudo isto ajuda a explicar, a razão pela qual, um clube como o Benfica, com um péssimo planeamento na pré-época, consiga com um plantel tão desequilibrado, estar a par do Porto, em primeiro lugar da liga Zon Sagres.

Centremos-nos então, no único jogo com verdadeiro interesse para os Portugueses. Barcelona vs Benfica. À partida, é dado adquirido por todos que o Benfica perde em Camp Nou. Nada mais natural, e até eu, um Benfiquista doente, partilho da mesma opinião. Contudo, lá no fundo, mesmo lá em baixo, eu tenho uma réstia esperança de alcançar um resultado positivo. Quem gosta do seu clube como eu gosto do meu, compreende o que quero dizer com isto. Racionalmente não acredito, mas emocionalmente acho que vamos golear. O futebol é um jogo de emoções, logo...

O Braga. Nada me dá mais prazer do que ver o Porto B ficar pelo caminho, e logo com extra, nem à Europa dos pequeninos vai. Menos dinheirinho nos bolsos do Salvador, que assim espero que tenha de vender um Alan ou um Viana. Estou farto deste novo-rico.

O Marítimo. Subiu alguns pontos na minha consideração desde o litígio por aquele pino que o Porto usa nos treinos. Nunca um pino deu tanto que falar. Todo o clube que ameaça verdadeiramente o Porto merece o meu respeito. Além do mais é clube de ilha, e eu gosto de ilhas.

Para a Académica, o clube por quem nutro mais simpatia, exceptuando o Benfica, merece uma palavra de Parabéns. Ficam pelo caminho, mas vi algumas partes dos seus jogos na Liga Europa, e posso dizer que deram boa réplica no que vi. Além do mais ganhar ao segundo classificado da Liga espanhola não é para todos. Penso que ficam pelo caminho por falta de experiência.

Uma palavra também para a prestação do Sporting na prova menor da Europa. LOL


Facto estatístico

As estatísticas da liga apontam que entre os Grandes - e aqui a palavra Grande ganha contornos mais pequeninos - o Sporting de Portugal é o que tem menos penaltis a favor. Aliás, tem um redondo "zero" em penaltis a favor. Quando analisamos o facto no campo das probabilidades, facilmente concluímos que este é um número muito natural. Mas eu não gosto de falar de cor, por isso vou-me apoiar nas regras de jogo. As regras dizem, não exactamente por estas palavras, que para ser assinalada grande penalidade a favor, tem de ser cometida uma infracção dentro da área adversária. Ora é aqui que reside o grande problema do Sporting no que aos penaltis a favor diz respeito, chegar à área adversária. É mais ou menos como eu ganhar a lotaria, é uma tarefa complicada quando não se compra "Cautela".



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sobre o momento do Sporting

Não sei se já repararam, mas este blogue ganhou umas mariquices extra. Já faz algum tempo, é verdade, mas só hoje me apetece falar do assunto. Em minha defesa, tenho a dizer que nada tenho a ver com tais paneleirices, são tudo coisas do meu colega de blogue. A tabela classificativa da Liga Zon Sagres, e o SlideShow. Sobre o primeiro, quero dar os parabéns à rabetice do meu colega, é realmente preciso ter coragem para um Sportinguista colocar uma tabela que tão pouco favorável ali ao lado, não tenho a certeza, mas cheira-me que se fosse hoje aquela tabela não estaria ali. Sobre o segundo, o SlideShow, epá, eu não é que seleciono as fotos, é o meu colega, por isso é normal ver ali gajos que vestiram o manto sagrado, ou de alguma forma ligados ao clube, que por mim, provavelmente não mereciam tal destaque. Agora, quando vejo que é o meu próprio colega, a selecionar as fotos do seu clube, e pelo meio mete o Paulinho, então está tudo dito sobre...

domingo, 2 de dezembro de 2012

Do 8 ao 80 vai a mesma distância do 80 ao 8

No recente Benfica vs Olhanense que assisti ao vivo, havia um jogador em campo cujos olhos de 3 Açorianos da ilha de São Jorge recaíram com especial atenção. Não era nenhum jogador do glorioso, aliás, dos 3 eu era o único Benfiquista. Quer dizer, até é um jogador do maior do mundo, mas que vestia as cores do Olhanense, Djaniny de seu nome, o tal miúdo que despontou aqui no clube da terra, G.D. Velense. É natural que para quem, como eu, é adepto e ex-jogador do Velense, queira ver o miúdo singrar no mundo do futebol. Do crer ao acreditar é que vai uma enorme diferença. Naquele jogo estávamos os 3 a olhar com especial atenção aos seus movimentos, não era preciso muito, pois não sei se ele chegou a estar com a bola 1 minuto nos pés. Os meus amigos com esperança que ele fosse a figura do jogo, e eu com a esperança que fosse a figura do Olhanense. Porém, nem do jogo, nem do Olhanense.

Depois do jogo, já no hotel, falamos do mesmo, e obviamente que a conversa recaiu sobre o Djanini. No bar, sentados a uma mesa, debatíamos o assunto, quando o meu colega e amigo disse, desiludido, qualquer coisa como, "epá, o porr@ do Djaniny cada bola que tocava, cada bola que perdia, não jogou um c@r@lho", "parece que corre sem vontade", isto entre outras coisas, nenhuma delas elogiosa. Óbvio que todos concordamos, mas com pena. Tivesse eu aqueles pezinhos e aquela oportunidade, e queria ser o melhor marcador da Liga de Honra, sim, da de Honra, no Benfica B. Confesso que não compreendo estes putos, e dá-me um misto de pena e raiva ver tanto talento desperdiçado. Que ele ganhe na cabeça, 1/10 do talento que transporta nos pés. 

Quando nos dirigimos ao balcão para pagar, os meus olhos fixaram um vulto, que logo identifiquei e apontei aos meus amigos, "olha o Djaniny", e era mesmo. Foi nesta altura que o meu companheiro de viagem compreendeu o porquê do mesmo vulto, e dos amigos que o acompanhavam, se terem voltado para trás e fixado a nossa mesa, quando momentos antes se desancava na jovem promessa. Na verdade não sei o que é que ele ouviu, se é que ouviu alguma coisa além do seu nome, mas se ouviu, que sirva para o acordar para a realidade do que é o futebol, onde hoje somos o herói e amanha o vilão. É que o comboio não vai esperar eternamente por ele, e pelo que vejo, já partiu. Djaniny, corre, corre com vontade que ainda vais a tempo de apanhar, quiça, a última carruagem. Fico a torcer por ti. Tenho fé.

Edit: Erro ortográfico, de fazer corar a minha professora primária, parecia o Jasus.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Calendário do Sporting segundo a JuveLeo (Liga Zon Sagres)

e Rui Oliveira e Costa

1ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
2ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
3ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
4ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
5ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
6ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
7ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
8ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
9ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
10ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
11ª Jornada – Sporting vs.
Benfica
12ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
13ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
14ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
15ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
16ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
17ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
18ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
19ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
20ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
21ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
22ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
23ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
24ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
25ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
26ª Jornada –
Benfica vs. Sporting
27ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
28ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting
29ª Jornada – Sporting vs. bla bla bla
30ª Jornada – bla bla bla vs. Sporting

Ir à Luz com 2 Portistas



Brevemente irei escrever um post, provavelmente no fim-de-semana, sobre a minha estadia de 1 semana na Capital, onde pela primeira vez, fui à Luz na condição de sócio, e isto 7 anos depois da minha última presença.

Hoje apenas quero relatar um episódio que me deixou orgulhoso. Num dos jogos que vi na Luz, levei 2 amigos portistas comigo, que sendo Açorianos, nunca tinham ido à Luz, queriam conhecer o estádio. Antes de Portistas, desportistas. O episódio que me enche de orgulho, foi quando ao entrar no estádio, uns 45 min antes do apito inicial, um desses Portistas, no alto do 3º anel, olhou  com admiração de uma ponta à outra do estádio, de boca literalmente aberta, e depois, virando-se para mim exclamou, exactamente por estas palavras...

"Fod@sse... esta merd@ é LINDA!"

True Story. 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Liga Zon Sagres - Assistências



Segundo o MaisFutebol, no 1º terço da Liga Zon Sagres, houve uma quebra de assistências generalizada em todos os clubes. Nada mais normal, afinal de contas, estamos em crise, e é no lazer/prazer que primeiramente se corta.

Falemos então do que se passa nos 2 Grandes, Benfica e Porto, e nos 2 pretendentes a 3º Grande, Braga e Sporting. Isto se chamar o Sporting de 3º Grande (ou pretendente a), esquecendo clubes como Rio Ave, P. Ferreira, Estoril e V. Guimarães, todos eles à sua frente na tabela classificativa, é um exercício de desrespeito pelos clubes supracitados. Ignoremos o facto e analisemos os dados.

Assistências Liga Zon Sagres 2012/2013 (1º.terço):

Benfica: 172 002 (-3 748)
Porto: 162 540 (-20 843)
Sporting: 141 527 (-17 264)
V. Guimarães: 61 105 (-19 144)
Braga: 59 187 (-495)


Benfica
Na época transacta à 10ª jornada tínhamos realizados 5 jogos na Luz. Nenhum dos jogos foi contra Porto, Braga ou Sporting. O jogo que por tradição mais gente poderia chamar ao estádio, foi a recepção ao Guimarães, e mesmo esse teve apenas mais 3 mil adeptos que os outros jogos, mais de 38 mil. Na presente época, foram realizados também 5 jogos em casa. Defrontamos o Braga a abrir, o que em perspectiva seria sinónimo de melhor casa, primeiro por ser contra o Braga, segundo porque os adeptos vem com fome de futebol e o primeiro jogo da competição em casa chama sempre mais adeptos. Assim o foi com mais de 53 mil na recepção ao Braga. Recebemos como na época passada, o Guimarães em casa, e nesta comparação directa comparecerem menos 7 mil adeptos na presente época. outra comparação directa que podemos efectuar, é no encontro com o Olhanense, que no fim-de-semana passado chamou apenas 24 mil à luz, isto apesar de existir promoção para as famílias virem à bola (que por acaso foi prejudicada por um dia em que choveu 24h, mas também não me lembro das borlas que ocorreram no ano passado), e que no ano passado trouxe 35 mil.  Acho que temos de assumir, olhando não sou os números, mas também os adversários, que tem sido uma época negativa em termos de assistências. Já contamos com 2 jogos abaixo da fasquia dos 30 mil, coisa que não ocorreu em 2011/2012. É preciso não esquecer, que o aumento do IVA foi reflectido no preço dos bilhetes, mas sinceramente, não sei que preços eram praticados no inicio da época passada. Em termos desportivos, as duas épocas são muito semelhantes, pelo que os resultados não explicam as diferenças.

Porto
Como disse anteriormente, o 1º jogo da época em casa chama sempre mais adeptos, e a isso juntarmos o facto do nosso principal rival já estar à 2ª jornada a 2 pontos de nós, mais se acentua esse facto. O Porto versão 2011/2012 consegue assim, à 1º jornada, contra um banal Gil Vicente uma excelente casa, com quase 44 mil nas bancadas. Em 2011/2012 por esta altura, já tinham recebido o Benfica, onde colocaram 49 mil no Dragão. Na presente época o jogo inaugural (contra o Guimarães) foi mais modesto, com 35 mil adeptos nas bancadas, isto depois de já ter perdido 2 pontos à 1ª jornada. Se na época passada tinham defrontado o Benfica, nesta época já defrontaram o Sporting. Verdade que se o Sporting esta época não mete medo a ninguém, não será menos verdade que é sempre um clássico, e a perspectiva de goleada tem de ser encarada como um factor aliciante, contudo isso não se verificou, e assistiram ao jogo no Dragão apenas 38 mil, quanto a mim manifestamente pouco. Podemos também subir o ego dos Benfiquistas e baixar o dos Sportinguistas, dizendo que aquela diferença de mais de 20 mil/jogo, se reflecte em parte, no facto de não existir comparação possível entre uma recepção ao Sporting (38 mil) e uma recepção ao Benfica (49 mil). Desportivamente, podemos falar em época similar, pelo que por aqui não podemos explicar as diferenças de bilheteira. Seja como for, no balanço geral podemos concluir o mesmo que no Benfica, mas mais agravado ainda, é que mesmo que no Dragão tivessem assistido 49 mil ao jogo contra o Sporting, como na recepção ao Benfica na época passada, os números absolutos apontariam para menos 9 mil adeptos. Grave, muito grave. 

Braga
Olhando apenas os números, ficamos com a sensação que o Braga foi o que teve menos quebras de bilheteira, algo perfeitamente normal, em números absolutos, pois estamos a falar de números em média, acima de 3 vezes menores, que por exemplo, os do Benfica. Foram jogados em casa tal como Benfica e Porto, 5 jogos em ambas as épocas. Na época passada o Braga tinha recebido o Benfica, colocando mais de 18 mil no AXA. Na pressente época o Braga recebeu o Porto, colocando 17 mil nas bancadas. Nos restantes jogos, nada de importante assinalar. Desportivamente o Braga da última época, à 10ª jornada já contabilizava 4 empates e 1 derrota, sendo que 2 dos empates aconteceram nas jornadas 9 e 10. Actualmente temos um Braga com 2 empates e 3 derrotas, em que 2 dessas derrotas aconteceram também elas nas jornadas 9 e 10. Falo das jornadas em que aconteceram estes resultados menos positivos, ou negativos, porque bem vistas as coisas, só terão (teoricamente efeitos) de bilheteira nas próximas jornadas em casa. Além do mais, nas 2 épocas em causa, os jogos com Benfica e Porto ocorreram à 10ª jornada, e com bilheteiras similares. Apesar de desportivamente a época não estar tão positiva como a transacta, a verdade é que em termos de bilheteira a diferença não se faz notar assim tanto. Quanto a mim, é de todos, o caso cuja comparação não pode ser negativa. Problemático mesmo, é um clube que quer ser grande, andar com uma média  tão baixa no estádio (inferior a 12 mil/jogo), inferior mesmo à do rival Guimarães, mas isso sempre foi assim.

Sporting
Nem foi o clube com maior descida em números absolutos, mas as circunstâncias ditam que é o caso mais preocupante. Na época passada o Sporting à 3ª jornada já tinha 2 empates e 1 derrota, mas nos jogos seguintes embalou com 7 vitórias consecutivas na liga. A presente época é o que sabemos. Só isto serve para explicar os números do Sporting nos 5 jogos realizados em casa. O descrédito dos adeptos é normal, e por muito amor que se tenha, existem limites. Mas o caso é ainda mais grave, uma vez que em Alvalade, na época 2011/2012, o Sporting não tinha recebido nenhum jogo tradicionalmente rico em bilheteira, uma vez que os adversários haviam sido, Olhanense, Marítimo, V. Setúbal, Gil Vicente e U. Leiria (o que ajuda muito a explicar a boa campanha), enquanto na época 2012/2013, já recebeu o Braga, que pouco serviu de handicap, sendo o resultado de bilheteira desse jogo de 24 mil adeptos. Regra geral, também se diz que são eles os betinhos com dinheiro, o que a ser verdade, mete a desculpa da crise num bolso. É fácil tirar conclusões. O Sporting está envolto numa bola de neve que não pára de crescer, é de longe, o que apresenta piores números. Estarei cá para rir no fim.


Este é um post que deixa muita informação de fora, por exemplo, não sei quais os preços praticados na época transacta, e quais os praticados nesta época. Se subiram, ou se desceram, ou se se mantiveram, e estes são pormenores que interessam numa análise destas. Esta foi a minha tentativa de ser um pouco mais sério, por isso desculpem qualquer lapso. Voltarei à minha toada em breve, tal e qual o Sporting retomou a sua após a vitória contra o Braga. A única diferença é que o Sporting teve um "empurrãozinho" e eu não.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Alguém me sabe dizer...

...se há Sportinguistas no Marquês?

Roubar.




Ouvi dizer que Olhanense foi roubado, e ouvi dizer que o Braga também...será que o Moreirense vai vencer justamente hoje?
Não perca, em mais um jogo de desilusão do Sporting Clube de Portugal, no canal que temos de pagar 25 euros ao mês...para quem o tem.

PS - Claro que apoio o meu Sporting, e vou apoiar cada vez mais no dia que começarem a jogar futebol.




Ai é? Ai é? Então porque é que nem sou chamado ao banco? Na "brinques" comigo pá...

sábado, 24 de novembro de 2012

Porquê?



Sinceramente não faço ideia o porquê. Mas força...e que tragam alguém que marque golos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Futebol Português 2012 sem Sporting.




Há muito tempo que não sentia vergonha meu clube.
Enquanto via o jogo só conseguia sentir vergonha de ver um clube que tem um palmarés, que tem adeptos que o acarinham, que tem milhões investidos que mais valia por esse dinheiro num clube da segunda divisão. O que vale é que vi o jogo sozinho. Nós Sportinguistas apoiamos o clube mesmo na derrota, eu apoio o meu clube, mas o que é demais é como o que é de menos. Não sou sócio, sou apoiante. E por ser apoiante não tenho menos direito que um sócio de criticar, porque quando é para louvar a equipa, ninguém me pede contas.Sem ser Rui Patrício, estes jogadores, não deixam as unhas em campo, não louvam a camisola que vestem, não merecem ganhar o dinheiro que ganham.


Sobre o jogo:

O Basileia até jogou melhor que nós com menos um.




Sem a menor dúvida, a pior fase deste clube é este ano.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Recordar é viver - Vale e Azevedo


*fotos retiradas do Correio da Manhã"


"Desde cedo que queria ser um Mágico...mas só consegui ser um ilusionista para os benfiquistas..."

"Eu até podia ter sido um jogador possante tal como é o Bruno Cesar...lembro-me até que a equipa B era patrocinada pela Universidade Moderna. Naquele tempo, era uma Universidade com muitos "contactos".

"Um amigo, um espelho do que sou hoje."

"Adoro prisões, mas em Inglaterra as grades eram demasiado baixas..."

"Regresso ao meu País...é aqui que me sinto bem!"

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Presente

À chamada, respondemos com "presente", e estamos aqui para vingar a derrota do Sporting, eliminando o seu carrasco.

Ou então não!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Rescaldo da jornada



Rio Ave vs Benfica

- 3 pontos num campo extremamente difícil, por duas razões, pelo estado deplorável do relvado, eram demasiados anões (segundo o Freitas Lobo) em campo, e pela qualidade que o Rio Ave tem demonstrado neste inicio de campeonato. Já roubaram pontos ao Porto e Sporting (Alvalade).

- Depois da lesão de Enzo, ficamos reduzidos a 10. Parece que entrou um gordo, mas como não foi à baliza não conta.

- O Matic, apesar de alguns erros, merece uma nota especial. Especialmente por num campo tão difícil, ter segurado (no que pode) sozinho aquele meio campo.

- Chego a ter pena que aquela ultima defesa não conte para estatística, merecia. Enorme. Eis um Guarda Redes que vale pontos.

- A concorrência faz bem ao Cardozo. Merecia um golo.

- O Oblak parece ter futuro. É do Benfica e tem apenas 19 anos. É grande, parece ter elasticidade e enormes reflexos. Mais uns anos a rodar e será o futuro do Benfica. Isto se entretanto não o decidirmos oferecer.

- Ainda acham o Miguel Vitor jogador? Bastou-me 10 minutos.

- O Olá João começa a soltar-se, e eu começo a gostar.

- O Gaitan entrou "pedrado" em campo? É que teve lá um lance, em que passou pela bola e ignorou-a. Pensei logo, "isto de olhar os objectos, e demorar a perceber o que são, só pode ser da droga".


Porto vs Académica

- O Porto em casa não dá hipóteses. É o oposto do Sporting, que em casa gosta de ser bom anfitrião.

- É tão bonito ouvir os treinadores adversários, tipo, Pedro Emanuel, Nuno Espirito Santo, Sérgio Conceição entre outros a falar nas conferencias no dragão. É só LOVE.

- Só mesmo o Vítor Pereira (o treinador) para evitar que o Porto seja campeão. O outro Vítor Pereira regra geral, está lá para evitar que o Porto não seja campeão. 


Sporting Ainda Grande vs Sporting Pretendente a Grande

- Como é que o Sporting do Norte aspira ser o terceiro grande, quando nem ao 13º classificado (entretanto 9º) consegue ganhar?!?!

- É só a mim que o Ruben Micael irrita? Adorei a reacção do Peseiro quando ele estava a refilar em campo. Grande Peseiro.

- O Van Wolfqualquercoisa lá marcou mais um. A verdade, é que apesar das criticas, é o único que vai marcando uns golinhos.

- O Patrício é tão bom quando o Artur, mas com menos estilo e menos idade. Neste momento não trocava, mas sei que não levará muitos anos a preferir o Patrício. Está a crescer.

- O Proença foi amigo dos Benfiquistas. Colocou a concorrência pelo 2º lugar a 6 pontos. Pelo meio ainda ajudou o Sporting Ainda Grande a fugir dos lugares de despromoção. Bela cena.

- José Peseiro. Não vejo como não gostar deste gajo. Só tenho pena de estar no Braga. Aquele flash no final do jogo foi digno de nota máxima. Destoa por completo da filosofia daquele clube. Enorme Peseiro.

Já cá fazias falta Sporting!







Pois é, sempre conseguimos ganhar um joguito! E ainda pra mais contra o 3º maior clube de Portugal!
Foram dias valentes sem vir aqui, sem dar um pouco da minha lamentação ou pedrada no charco.
Admito até, que era para dizer qualquer coisa após o empate contra o Genk. E não o fiz porque fiquei a pensar nas minhas acções enquanto visionava o jogo.

Explicando melhor, enquanto visionava o jogo, entusiasmei-me tal, que quando o jogo estava a acabar e sofremos um golo pelo Genk, eu levantei-me e pontapeei uma cadeira que por ali estava. Foi um acto de selvagem, involuntário e que me deixou a pensar se realmente não ando a pegar de cabeça com este Sporting. Acho que qualquer adepto leonino pega...

Ganhámos caramba, e o motivo de alegria, é porque ganhamos e não jogámos mal.Foi roubadinho pela nossa parte, um golo anulado. Eu que vi o jogo, até penso que poderá ou não poderá ser falta, mas os "invejosos" vão dizer que sim. Atenção que se fossem os comentadores do canal "Sic" seria o fim do mundo, seria o horror, a tragédia...
Neste caso os lampiões não vão dar pio...até porque convém.

Claro que virão com a piada do costume "...ah e tal, porque o Sporting já nem lembra a ninguém, e pelo menos se ganharem que seja ajudado, e tal que o Ola John é um jogador bestial..."

Pode ser que venha aí uma viragem, uma equipa, uma paixão...pode ser que aconteça...porque os adeptos precisam disso, porque os adeptos merecem.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os Tugas na Champions



Benfica

- Não vi o jogo todo, perdi 30' da 1ª parte, mas do que vi, penso que fomos sempre superiores. Vitória merecida.

- Para que servem os árbitros de Baliza? Aquele puxão no braço do Garay logo aos 2' é difícil de não ver, ainda para mais, quando estás ali a 3 metros. Erro grotesco.

- Devolvam-me o SuperMaxi!

- André Almeida cumpriu. Depois da substituição do gajo que imita o SuperMaxi, e até é parecido, André Almeida passou a jogar exclusivamente na lateral direita da equipa. Até à substituição actuou em 2 posições,  na dita lateral direita, e a trinco. Acho que o Jorge anda a pedir demais ao puto. Coloca-lo a fazer 2 posições em simultâneo é muito para um jovem inexperiente. 

- Cada vez gosto mais do Enzo. Força, técnica e entrega. Não posso pedir mais, mesmo quando sei que aquela nem é a sua posição natural.

- O Olá João tem intercala momentos de excelência, com momentos que me dá vontade de lhe ir aos cornos. Aquela passividade na hora de defender enerva-me. Até o Gaitan se entrega mais. Mas esteve nos 2 golos, e isso conta. Pelo meio acho que mandou o Makeev para as urgências, partiu-lhe os rins.

- Cardozo. Ah e tal, bla bla bla. Opá, Cardozo é isto, golos. Que mais querem dele? Entrou, marcou 2, sofreu o penalti que ditou a expulsão, falhou 3 (penalti incluído  e ainda marcou 1 terceiro, que que foi assinalado um fora-de-jogo que... enfim!

- O Celtic é que nos complicou a vida. Que trata de resultado. Não querem ver, que seremos os únicos alá ir buscar pontos?!?!

- Contas complicadas. Bem vistas as coisas, nem se tratam de contas de calculadora, pois se ganhar-mos os nossos 2 jogos estamos apurados. O problema é mesmo o jogo em Camp Nou, isto não menosprezando o que o Celtic pode fazer na Luz.


Braga

- Ao que parece jogou bem os 2 jogos contra o MU. O problema é que não basta jogar bem, é preciso ganhar, e aí falharam nos 2 jogos.

- E aquela saída do Beto? É este gajo que muitos defendem ser bom G.Redes? A mim não me convence. É espalhafatoso, mas muito pouco eficiente. Ridículo aquele primeiro golo do MU.


Porto

- Preferi ver o Real Madrid e acho que não me podem levar a mal. Pelo que li, foram pragmáticos e controlaram o jogo. Empataram, e isso garantiu-lhes o apuramento. É isso que conta.

- O Vitinho tem razão. Não são todos os clubes que asseguram a continuidade na prova à 4ª Jornada. Obviamente que para isso ajuda estar num grupo fraquinho.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cartão de sócio e outras "postas"



- O cartão de sócio do maior dos maiores já está nas minhas mãos. Eu sei que eles são todos iguais, nas vou postar uma foto aqui na mesma. Tenho a sensação que o meu é especial. Mais alguém sentiu o mesmo. É lindo, mesmo com uma foto horrível tirada com o tlm e recortada no paint (além do mais, ainda cortaram a foto no comprimento e esticaram na largura, canalhas).

- Dentro em breve estarei entre os meus. Duas palavras. Celtic e Olhanense. Há que rentabilizar o investimento… que o Benfica fez em mim.

- Entretanto no Sporting, Litos veio dizer, que o seu filho de 12 anos lhe perguntou se podia mudar de clube (parece que é do Sporting). Esta é uma noticia que me entristece. Não pelo facto do puto querer mudar para melhor, algo perfeitamente normal, e que revela maturidade acima da média para um miúdo de 12 anos, mas sim por não ter sido o Pai Litos a propor a troca. Ora, isto para mim é falta de amor. Entristece-me.

- Acho que preciso de ir a um psicólogo. Não me encontro. Estou perdido. Ora estou feliz com o que se passa com o Sporting, ora fico extremamente triste pela situação do rival. Não me consigo decidir, e começo a desconfiar que sofro de dupla personalidade.

- Um dos principais motivos que me levou a mim e ao meu colega a criar este blogue, além da amizade que nos une, foi o facto de pudermos achincalhar o clube um do outro na praça publica. De momento confesso que não me sinto motivado para tal. Quando vejo alguns Sportinguistas a malhar no Sporting, sinto que o mundo está virado do avesso, e perco todo o interesse na escrita. Mas depois vou ao Cacifo do Paulinho, leio uns posts e uns comentários e fico logo como novo. Afinal ainda há Sportinguistas que fazem a escrita valer a pena.

- A respeito do nome do blogue, uma vez vi no BnbR o seguinte post "Eternos Rivais? eles já nem são rivais, quanto mais eternos". Confesso que agora vejo todo o sentido da frase. Se isto não é uma espécie de apocalipse, engana muito bem.

- Ok, confesso. O verdadeiro motivo da ausência chama-se PES 2013. É divertido juntar os amigos e passar uma tarde a jogar. No entanto descobri que jogar a "Master League" também pode ser divertido. Tenho investido no Gaitan, calcei-o com as novas Mercurial da Nike, e dei-lhe boost (nas duas slots de equipamento disponíveis) de +10 speed. As chuteiras, além de outras características também lhe dão +5 speed. O Homem parece uma moto. Depois ainda tenho a evolução normal do treino, já vai com 95 para a sua posição. O CR7 só tem 99. Só não percebo uma coisa, porque raio só está em forma nos jogos da Champions? Não sei se é um bug do jogo, ou um bug do Gaitan. Ok, esta parte é mentira!

PS: Só o Bug é mentira. Todo o resto é verdade.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Todos querem o Sporting!





Ontem foi o virar de uma nova página, num livro que continua a ter uma história de degredo.
Imagino a equipa a chegar a Alvalade após o jogo no Bonfim, e no bar do estádio Sportinguista, os jogadores do Sporting depararem-se com uma festa descomunal!

Ora quem é que está lá a festejar? A equipa B do Sporting.
Imagino o Diego Rubio a apontar para o Wolfswinkel com um sorriso maroto enquanto segura uma SuperBock, imagino Eric Dier a olhar para Rojo e a piscar o olho como quem quer ensinar alguma coisa, e por fim Gael Etock a dar palmadinhas nas costas de Labyad como quem quer confortar uma exibição pobre.
Uma equipa B que se comporta actualmente como um plantel principal, e um plantel principal que se comporta como uma equipa B.

Andei uns dias calado, porque quem não tem nada para dizer, mais vale estar calado. Ontem posso afirmar que vi um Sporting diferente, que finalmente rematou à baliza. Que falhou golos que eram precisos e que a sorte fica situada no Cu de Judas, sempre que a equipa Leonina joga. Vi também um Wolfswinkel que pede desesperadamente para sentar o rabo no banco de suplentes embora tenha sido constantemente massacrado pela equipa adversária. Não desgostei do jogo do Sporting, desgostei sim do resultado final. Nem vou falar que o golo sortudo do vitória foi injusto, nem vou dizer que Meyong partiu de uma posição irregular para marcar o segundo golo.

Vou dizer apenas dizer que gostava de ver o Betinho a jogar mais do que cinco minutos, já que Viola não dá uma para a caixa e o Wolfswinkel anda com falta de ir ao ferreiro endireitar aqueles pés quadrados. Jeffrén fez (finalmente) um bom jogo ontem, isto vai continuar até que se lesione novamente.
Estou para ver o que vamos fazer acerca do lado direito da defesa para o próximo jogo, ou está tudo lesionado ou tudo castigado.

Neste momento estamos acima da linha de água por um ponto, nunca na minha vida pensei ver o meu clube do coração numa situação como esta. Em tempos não longínquos, éramos candidatos ao título, e agora lutamos pela manutenção.
Há uns dias ouvi uma piada direccionada ao Sporting: " O Sporting é um Hospital, toda a gente que vai lá recebe pontos!" Uma piada que infelizmente parece uma dura realidade.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rita Martins - Futsal Feminino

E porque é do Benfica, merece ser partilhado. Quantos de nós amantes do futebol/futsal consegue fazer isto?

sábado, 27 de outubro de 2012

Eleições no Benfica e Blogosfera/fóruns

Continuo sem perceber, porque raio ter opiniões diferentes tem de ser catalogado como anti-isto, ou anti-aquilo. Pela mesma razão, continuo sem perceber, porque raio os Benfiquistas se agridem verbalmente uns aos outros por essa blogosfera fora. É exatamente por tudo isso, que fico com a sensação que o Benfica é demasiado grande para os próprios Benfiquistas, e isso não me "envaidece", antes pelo contrário.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Champions League, bom ou mau?



Numa altura em que na blogosfera Benfiquista, só se fala de eleições, eu decidi falar de bola. Sim, de bola. Eu gosto é de bola. Obviamente que tenho as minhas opiniões, e claro, uma preferência eleitoral. No entanto não é isso que me move. Não são essas questões, certamente importantíssimas na vida do clube, que me faz escrever aqui, mas sim a bola, portanto, venha ela.

A Champions League está por um canudo. O tão propalado desejo de chegar aos 1/8 final da competição está a ficar um tanto ao quanto esbatida e amarfanhada. Eu como Benfiquista estou preocupado com a questão, não só porque é financeiramente importante para o clube, como é prestigiante para o mesmo chegar longe na competição, ou pelo menos assegurar a passagem da fase de grupos. 

A meio da fase de grupos (3 jogos disputados em 6), estamos numa situação complicada, e eu consigo encontrar 2 explicações para tal facto. Incompetência e calendário. Exactamente por esta ordem. A Incompetência tem vários nomes. Começa no Presidente, passa pelo treinador e acaba nos jogadores. No presidente pelo plantel desequilibrado que temos, no treinador por insistir nos erros do passado, e nos jogadores, ora por manifesta falta de forma, ora por falta de qualidade. Vamos deixar o presidente e plantel em paz. Foquemos-nos no treinador apenas como ponto de incompetência, olhando ao mesmo tempo para o nosso calendário da CL, juntando os dois. A meu ver tivemos um calendário nada favorável. Primeiro tivemos de ir a Glasgow jogar num terreno onde sempre saímos derrotados. No entanto defrontamos uma das "equipas" do Celtic mais fracas dos últimos anos, que por sua vez, quase provocava a surpresa em Camp Nou e a provocou mesmo na Rússia, contra todas as expectativas. Creio contudo, que com um treinador mais assertivo no decorrer do jogo, e poderíamos ter saídos com os 3 pontos pela primeira vez de Glasgow. Falhamos. Depois recebemos o Barcelona em casa. A meu ver apresentamos um 11 equilibrado para o jogo em causa, mas mais uma vez, as escolhas no decorrer do jogo não foram as mais felizes. Mas este é o menor dos erros, pois este é o Barcelona. Posteriormente deslocamos-nos à Rússia para enfrentar o Spartak, e aqui erramos de início. Num jogo onde acima de tudo, era importante não deixar o Spartak ganhar, jogamos com um 11 excessivamente ofensivo. Deveríamos olhar primeiro para o empate, e depois então, com o decorrer do jogo, saber ler se era possível retirar do jogo os 3 pontos, e esta foi a leitura que faltou em Glasgow. Pecamos, mas agora de início, e por isso saímos derrotados.

Que leitura posso então eu fazer do parágrafo anterior. Erramos. Tivemos erros menores que nos garantiram 1 empate e uma derrota em casa, e um erro quanto a mim mais grave que nos retirou no mínimo 1 ponto e ofereceu 2 a um adversário directo. Este é o lado onde denoto alguma incompetência. Da mesma leitura posso concluir que o calendário não nos foi nada favorável. É que para mim, é sempre mais fácil garantir pontos de partida, e ser pragmático depois. O calendário não nos permitia isso. Jogamos 2 jogos fora com os concorrentes directos ao 2º lugar do grupo, e jogamos em casa contra o "teórico" 1º classificado, aquele que supostamente deveria fazer 18 pontos, mas que depois do jogo em casa com o Celtic me deixou algumas dúvidas de o conseguir, mas vou tentar ignorar este ponto.

Esquecendo a última jornada, o que esperar a partir daqui? Ganhar os jogos em casa e esperar que o Barcelona ganhe os seus jogos fora. Se isso ocorrer, e é quanto a mim o cenário mais natural, pois o Barcelona é a melhor equipa do mundo (ignorando o tal ponto do parágrafo anterior) e o Benfica em casa tem obrigatoriamente de ganhar, o cenário será por essa altura (a 1 jornada do fim) o seguinte:

1º Barcelona - 15pts
2º Benfica - 7pts
3º Celtic - 4 pts
4º Spartak - 3 pts

Na última jornada o pior cenário seria o Benfica perder em Camp Nou, nada mais natural, e o Celtic ganhar em casa ao Spartak. Ficaríamos assim:

1º Barcelona - 18pts
2º Benfica - 7pts
3º Celtic - 7pts
4º Spartak - 3pts

O primeiro critério de desempate entre equipas que acabem com o mesmo número de pontos, é o números de pontos obtidos entre si. Neste hipotético caso seria um empate em Glasgow e Vitória na Luz. No entanto reitero que este cenário só é possível, caso a lógica prevaleça, ou seja, o Benfica ganhe os seus jogos em casa, e o Barcelona limpe tudo. É tudo muito bonito, o problema sãos os "ses", e é nos "ses" que encontro incompetência. 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O novo treinador do Sporting


Dizem as bocas desportivas que será Frankie Vercauteren.
Dizem que o gajo ganhou umas cenas lá na Bélgica...
Eu não conheço nada do gajo...mas estas imagens transmitem o que penso que poderá ser...




Será que o Sporting merece?

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Noite Europeia



Braga

- Começo pelo jogo que não vi. Estar a ganhar 2-0 em casa do adversário, e acabar derrotado por 3-2 é inglório. Não sei que resultado merecia o Braga, mas marcar 2 golos fora deveria ser suficiente para pelo menos empatar o jogo.

- É a sina de Peseiro. O homem começa sempre bem, e acaba derrotado no fim. Triste.

Grupo G

- Eu já não gosto muito do Tiki Taka, então quando os jogadores estão desinspirados muito menos.

- Mais de 70% de posse de bola. E novidades?! Jogaram 50% do tempo parados, 30% a passo, e apenas 20% em que correram um pouco. 

- Iam lixando o Benfica. Para mim existe ali mãozinha do PdC. :P 

- Benfica igual a si próprio sempre que joga na Europa fora de portas. Um morto-vivo em campo. Apáticos. Um Sporting portanto, mas com mais estilo.

- O SuperMaxi quando é que regressa de férias? Epá, é que sem o Luisão, e com um ala a defesa esquerdo, dava jeito que ele aparecesse. E nós preocupados com a lateral esquerda no inicio da época. Neste momento, quem me dera que na direita, funcionasse como na esquerda.

- E o Matic? Como é que conseguiu estar nos 2 golos do Spartak e não ser considerado o MVP? E a quantidade de passes falhados, que até é o seu forte comparativamente ao Javi. 3 jogos na Europa, 3 amarelos, e agora Jorge? 

- Também ouvi dizer que o Benfica contratou o Salvio. Disseram-me até, que pagamos uma fortuna pelo homem. É verdade? Eu pareceu-me ver um gajo parecido a ele no inicio da época, mas deve ter sido apenas uma visão.

- Aquela não é a posição do Enzo, mas cada vez gosto mais dele. Que tecnicismo raçudo.

- Porque é que ninguém fala do golo em Fora-de-jogo do Spartak? E verdade que foi auto-golo, mas só o foi porque Jardel se viu obrigado a intervir na presença do adversário que estava em fora-de-jogo. Pelas regras, é fora-de-jogo.

- Jogar na Rússia com 2 avançados não é ser ousado, é ser casmurro. Ainda por cima, quando no meio, só tem 1 jogador defensivo.

- O Gordo vai sempre a jogo. Mas que fetiche. Arreeeee que já irrita. 

- Criticar no fim é fácil, mas mais fácil ainda, é adivinhar os 11's do Jorge. Agora imaginem que são o treinador adversário. Pois...

- As contas estão fáceis de fazer, caso o Barcelona faça o seu trabalho, que é fazer o pleno. Basta ganhar os 2 jogos em casa e o pior que pode acontecer, é acabarmos com os mesmos pontos que o Celtic. Confesso que não sei como é o confronto directo. Nem tenho pachorra de pesquisar.

Evolução

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tomás Aires: «O maior responsável é José Roquette»

Há quanto tempo falam os Benfiquistas do "projecto Roquete"?

Identificar o mal, é o primeiro caminho para a cura. Irão a tempo? Ou esta será apenas uma voz para ser esquecida? Embora não seja disso que este senhor fala, já é um principio relembrar este nome. Pode ser que se lembrem do principal objectivo dele. Devolver a grandeza do Sporting aos Sportinguistas. Por outras palavras, recuperar o "nosso" 2º lugar.

Só posso desejar um Sporting mais forte que este, caso contrário, nem dá gozo "gozar", passe a redundância. Esta coisa de ver Sportinguistas a bater no Sporting não tem piada nenhuma. Gosto mais de os ver como eles realmente são, aqueles optimistas que conseguem ver um plantel melhor que o dos rivais. 



Sporting é um Bobo da Corte!



Isto está cada vez mais insustentável.
Embora tenha sido mais um jogo de desgraça em resultado final, penso que podíamos ter rematado por mais noventa minutos à baliza que a bola não entraria.
Não temos sorte...o que só me leva a pensar que o clube deve estar assombrado.
Somos o Bobo da Corte do futebol Português, é triste afirmar isto como adepto Leonino. Não existe esperança, não existe uma reviravolta em resultados, não existe Sporting!

Ó Godinho! E o treinador pá? Andamos a brincar com o fogo, e à custa disso, já ardeu a Taça de Portugal! O que vale, é que temos um confortável décimo segundo lugar na tabela classificativa, porque quando chegar ao ponto em que estivermos em décimo quinto, aí sim será o descalabro total!
Estou a ver o meu clube do coração a ser destruído aos poucos, e embora não seja Sócio, aqui por dentro a tristeza é tão grande como se fosse.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

251019. Nem mais nem menos Benfiquista. Apenas mais responsável.

Caro(a) Sócio,  GERMANO RUI SILVEIRA BETTENCOURT

O Sport Lisboa e Benfica agradece o seu orgulho e dedicação em se tornar Sócio do Sport Lisboa e Benfica, contribuindo assim para aumentar esta grande força que é o Benfica.

O seu número de Sócio é 251019 , durante os próximos dias irá receber o seu cartão de sócio.

Aproveitamos para relembra-lo que para receber o cachecol Força Benfica que temos para lhe oferecer, deverá dirigir-se à Loja de Sócio e apresentar o presente e-mail.

Horário de Funcionamento da Loja do Sócio
Dias de semana: das 9h30 às 19h00
Sábados: das 9h30 às 13h00
Dia de jogo: 5 horas antes do início do jogo



Saudações Benfiquistas

Dúvida sobre o Sporting TV



Será que os comentadores dos jogos do Sporting vão ser como os comentadores do BenficaTv??



Talvez mais tristes que estes ainda...