quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Mostra a cara!!!

Farto desta M€rd@ toda!!!

Sempre tentei ser coerente. Óbvio que nem sempre consigo, mas tento. Nunca fui anti-Vieira, nem nunca fui pro-Vieira. Sempre lhe soube ver os defeitos e as virtudes, sempre procurei analisar a sua presidência pelo bom que fez vs o mau que faz. Ninguém é perfeito, e com base nisso as oportunidades são dadas independentemente dos erros. Mas basta. Não, não estou a lançar um movimento idiota. O único movimento que me apetecia lançar, era o da inflexão do membro superior direito com consequente acumular de tensão, libertada num movimento ascendente brusco, acompanhado de um grito de revolta mais ou menos como "Shoryuken". E tudo isto nas "fronha" do Vieira. Mas nem isso posso. Além de ser um gajo educado e calmo, nunca o conseguiria fazer, por esse senhor andar desaparecido, sem dar uma única explicação do que se está a passar no meu clube. Estou farto, já são erros a mais. E não, a culpa não é do BES. O BES até pode estar a pressionar, aliás, o Banco Mau até pode estar a pressionar, mas mau foi quem escolheu este caminho. 

Confesso que gosto mais de futebol do que destes problemas de gestão. Isso deixo para os peritos, sem nunca deixar de ter a minha opinião amadora. Mas é exactamente por ligar mais à parte emotiva do Benfica, que desta vez não posso deixar passar sem mandar o Vieira catar "coquinho". Como é possível que um dos putos da nossa formação em que eu mais esperanças tenho, seja emprestado ao Mónaco. Como podemos aceitar que um jogador que não serve ao Glorioso seja visto como uma mais valia num clube milionário, capaz de dar 60M por um avançado. Expliquem-me.

Há uns dias atrás JJ deu uma entrevista, onde afirmava que se calhar iriam sair putos da academia sem passar pela equipa principal. Na altura o alarme soou, pelo menos para mim, até porque na mesma altura falava-se num grupo de 3 ou 4 jovens da formação que estavam a ser negociados com um fundo. Todos este boatos e afirmações juntos, causavam-me mau estar, porque gostaria de ver alguns putos da formação a vingarem na equipa principal. Penso que este até seja um desejo de todos nós. Eis que, no presente mês de Agosto, e olhando o que se está a passar no Benfica, começo a ficar novamente incomodado com este assunto. Olhando para os jogadores emprestados, saltam-me à vista 3 jovens, Cancelo, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, todos eles da GestiFut de Jorge Mendes, todos eles emprestados a clubes associados a Jorge Mendes, para não dizer Clubes de Jorge Mendes. Não sei se serão apenas empréstimos de 1 ano, mas conhecendo Vieira como conheço, cheira-me a mais areia nos olhos de quem ama verdadeiramente o clube, para que no ano que vem estes meninos já não pertençam ao Sport Lisboa e Benfica. Se fosse hoje, seria dar demasiado nas vistas. 

Já disse que estou farto do Vieira?




2 comentários:

Anónimo disse...

Luís Filipe Vieira, a crise da banca e do Benfica e os malandros do BES

«A culpa é do BES». Já temos resposta para a hegemonia nacional que o Benfica conseguiu perder durante a pré-época. Se não fossem esses malandros, o Benfica não teria vendido Garay, Oblak e Markovic, não precisava de vender Enzo Pérez e Gaitán e ainda dava para chegar a Ricardo, Casemiro, Brahimi e Clasie antes do FC Porto. É isto que nos estão a querer «vender». Será que é mesmo assim?
Vamos fazer essa coisa extremamente complicada, que pelos vistos não está ao alcance de muitos cronistas e opinion makers: abrir o último relatório e contas. Se não fosse o BES, o maior parceiro bancário dos 3 grandes, o Benfica nem sequer teria chegado a Garays e Rodrigos, até porque é accionista do Benfica Stars Fund (que comprou 20% de Cardozo por 4 milhões e agora recebeu... 1 milhão!), de onde a SAD já tirou mais de 50 milhões de euros. Mas, sabe-se lá porquê, a culpa disto tudo é do BES.
Qual não é o nosso espanto quando abrimos o último relatório e contas... e o Benfica não tem mais nenhum compromisso com o BES até ao final de 2014. Calma, há algo de errado! Então não foi por causa da crise do BES que o Benfica teve que vender Oblak, Markovic, Garay e Cardozo? Ups!
Até ao final de 2014, o Benfica mantinha um único compromisso com o BES: em abril tinha maturidade o empréstimo de 64,3 milhões de euros. Então Luís Filipe Vieira passou à acção: empréstimo obrigacionista de 50 milhões lançado em dezembro e vendas de Matic, Rodrigo e André Gomes por 58 milhões (antes de comissões e impostos). Já dava para cumprir o empréstimo e liquidar o único compromisso financeiro com o BES até ao fim do ano. Então, porquê a debandada depois de abril?
Logicamente, nenhuma SAD reduz de uma só vez o passivo de forma tão grande. Há renegociação, troca de garantias, renovação, diversas formas de empurrar com a barriga. Então o BES, esses sacanas, lembraram-se de dizer: não, agora vocês têm que nos pagar parte do que nos devem. Como se atrevem, BES!?!? Como será possível não revalidarem o crédito a um clube cujo passivo consolidado, incluindo todas as sociedades participadas pela SAD, supera os 600 milhões de euros!?!? Então não vêem que eles têm um grande activo, um grande património!?!? O Benfica, através da Benfica Estádio, só deve ao BES/Milennium bcp 76,153 milhões de euros! Isso são peanurs, BES!
A exposição do Benfica ao BES é pequenina, são só 113 milhões de euros! O FC Porto, esse clube falido que perdeu a hegemonia no último ano, é que está de rastos, imagine-se que a exposição deles no início da época era de uns pornográficos 34 milhões de euros, um terço do Benfica! O FC Porto tem uma exposição ao BES de 15% do total dos três grandes, enquanto o Benfica tem apenas mais de metade! Sacanas, BES!
Pois é, o BES fechou a torneira. Seguiu o exemplo de BPI e do BCP antes da crise da dívida soberana, ele que era o único banco a dar a mão aos 3 grandes. O Sporting apertou o cinto, fez uma boa reestruturação financeira, mesmo recorrendo a capital angolano e com uma participação d'aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado em Alvalade (quem? perguntem ao presidente da transparência). O FC Porto sempre teve a SAD com menor exposição à banca e com menos empréstimos bancários a saldar, logo é a SAD com melhores condições para responder ao novo desafio do futebol português: gestão sem crédito bancário. Alternativas? Empréstimos bancários com garantias extraordinárias (o FC Porto fê-lo com o BES com Mangala e/ou Jackson, dois jogadores de calibre internacional), recurso a banca estrangeira (caraças, onde andam os russos do Bruno?), fundos de investimento (que têm os dias contados) ou... empréstimos obrigacionistas. (...continua...)

Anónimo disse...

(...continuação...)
É isso! É a salvação do Benfica, empréstimos obrigacionistas. Vamos apelar ao clube com mais sócios do mundo! Subscrevam um novo emprést... Ahm... Ups. Não, não é possível, ninguém nos tinha avisado! O Benfica tem a liquidar em outubro 35 milhões de euros e em dezembro 50 milhões por empréstimos obrigacionistas!?!? E o total em empréstimos obrigacionistas ascende a 130 milhões de euros!? Mas espera lá, isto não é... hum... Maior do que a dívida do Benfica ao BES?
Eureka! Eish, está aqui o problema: o Benfica deve 85 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas até ao final de 2014, e o dinheiro de Matic, Rodrigo e André Gomes já não entra aqui. Ora, vamos lá à moda do Guterres: fazer as contas. Oblak, Garay, Markovic, Cardozo... Hmmm, chega aos 85 milhões? Não!? Ena, vamos ter que vender o Enzo Pérez e o Gaitán!? Caraças, se ao menos soubéssemos que isto ia acontecer...
Pobres benfiquistas. Como poderiam eles saber que, enquanto festejavam o triplete dos pobres no Marquês, estes números estavam todos chapados nos relatórios e contas da SAD à qual pagam cotas? A culpa é dos sacanas do BES! Mas há quem culpe Luís Filipe Vieira, o presidente cuja primeira década no Benfica coincidiu com a melhor década da história do FC Porto. Oxalá chegasses à segunda, Vieira, mas enquanto a banca não vai deixar cair o Benfica (embora vá levar uns belos furos no cinto), parece que não terás a mesma sorte. Ou esperem...
Terá Luís Filipe Vieira tido o seu momento Ferreira Leite? Terá Luís Filipe Vieira antecipado toda a crise no Benfica ? (bem, qualquer pessoa que olhasse para os relatórios e contas antecipava facilmente a razia, mas adiante)
20 de março de 2014. A SAD do Benfica vive o seu momento alto na bolsa em toda a época, com as acções a atingirem uma cotação de 3.02. O Benfica torna-se uma sensação na bolsa... e Vieira aproveita! Na mesma semana, vende 73.906 acções, a valor unitário mínimo de 2.30, e encaixa uns modestos 190 mil euros. Para um presidente que se orgulha por não ser remunerado, embora adore negociar com clubes que têm projectos de construção de infraestruturadas, já é uma bela reforma, Luís Filipe!
Mas calma, a premonição não ficou por aqui. O momento Ferreira Leite de Vieira voltou a sentir-se entre os festejos do triplete e vendeu mais 22.479 acções, por 58 mil euros. E ainda dá para manter 3,28% do capital da SAD.
Luís Filipe, um visionário: no início de junho, as cotações da SAD do Benfica, face ao dia 20 de março, sofriam uma «ligeira»... desvalorização. As cotações baixaram para 1.1 e à data de hoje estão nos 1.02. Mas Luís Filipe Vieira, como brilhante gestor que é, soube que ali, no dia 20 de março, era o dia ideal para vender. Mas os pobres dos investidores comuns só agora estão a ser aconselhados pelos gestores bancários a venderem as acções da SAD do Benfica, que à boa maneira moodyana são consideradas lixo neste momento. O burro não é ele.
E agora, como tapar estes 85 milhões de euros de empréstimo obrigacionista até ao fim do ano? Dá para emitir um quarto empréstimo obrigacionista?