terça-feira, 27 de novembro de 2012

Liga Zon Sagres - Assistências



Segundo o MaisFutebol, no 1º terço da Liga Zon Sagres, houve uma quebra de assistências generalizada em todos os clubes. Nada mais normal, afinal de contas, estamos em crise, e é no lazer/prazer que primeiramente se corta.

Falemos então do que se passa nos 2 Grandes, Benfica e Porto, e nos 2 pretendentes a 3º Grande, Braga e Sporting. Isto se chamar o Sporting de 3º Grande (ou pretendente a), esquecendo clubes como Rio Ave, P. Ferreira, Estoril e V. Guimarães, todos eles à sua frente na tabela classificativa, é um exercício de desrespeito pelos clubes supracitados. Ignoremos o facto e analisemos os dados.

Assistências Liga Zon Sagres 2012/2013 (1º.terço):

Benfica: 172 002 (-3 748)
Porto: 162 540 (-20 843)
Sporting: 141 527 (-17 264)
V. Guimarães: 61 105 (-19 144)
Braga: 59 187 (-495)


Benfica
Na época transacta à 10ª jornada tínhamos realizados 5 jogos na Luz. Nenhum dos jogos foi contra Porto, Braga ou Sporting. O jogo que por tradição mais gente poderia chamar ao estádio, foi a recepção ao Guimarães, e mesmo esse teve apenas mais 3 mil adeptos que os outros jogos, mais de 38 mil. Na presente época, foram realizados também 5 jogos em casa. Defrontamos o Braga a abrir, o que em perspectiva seria sinónimo de melhor casa, primeiro por ser contra o Braga, segundo porque os adeptos vem com fome de futebol e o primeiro jogo da competição em casa chama sempre mais adeptos. Assim o foi com mais de 53 mil na recepção ao Braga. Recebemos como na época passada, o Guimarães em casa, e nesta comparação directa comparecerem menos 7 mil adeptos na presente época. outra comparação directa que podemos efectuar, é no encontro com o Olhanense, que no fim-de-semana passado chamou apenas 24 mil à luz, isto apesar de existir promoção para as famílias virem à bola (que por acaso foi prejudicada por um dia em que choveu 24h, mas também não me lembro das borlas que ocorreram no ano passado), e que no ano passado trouxe 35 mil.  Acho que temos de assumir, olhando não sou os números, mas também os adversários, que tem sido uma época negativa em termos de assistências. Já contamos com 2 jogos abaixo da fasquia dos 30 mil, coisa que não ocorreu em 2011/2012. É preciso não esquecer, que o aumento do IVA foi reflectido no preço dos bilhetes, mas sinceramente, não sei que preços eram praticados no inicio da época passada. Em termos desportivos, as duas épocas são muito semelhantes, pelo que os resultados não explicam as diferenças.

Porto
Como disse anteriormente, o 1º jogo da época em casa chama sempre mais adeptos, e a isso juntarmos o facto do nosso principal rival já estar à 2ª jornada a 2 pontos de nós, mais se acentua esse facto. O Porto versão 2011/2012 consegue assim, à 1º jornada, contra um banal Gil Vicente uma excelente casa, com quase 44 mil nas bancadas. Em 2011/2012 por esta altura, já tinham recebido o Benfica, onde colocaram 49 mil no Dragão. Na presente época o jogo inaugural (contra o Guimarães) foi mais modesto, com 35 mil adeptos nas bancadas, isto depois de já ter perdido 2 pontos à 1ª jornada. Se na época passada tinham defrontado o Benfica, nesta época já defrontaram o Sporting. Verdade que se o Sporting esta época não mete medo a ninguém, não será menos verdade que é sempre um clássico, e a perspectiva de goleada tem de ser encarada como um factor aliciante, contudo isso não se verificou, e assistiram ao jogo no Dragão apenas 38 mil, quanto a mim manifestamente pouco. Podemos também subir o ego dos Benfiquistas e baixar o dos Sportinguistas, dizendo que aquela diferença de mais de 20 mil/jogo, se reflecte em parte, no facto de não existir comparação possível entre uma recepção ao Sporting (38 mil) e uma recepção ao Benfica (49 mil). Desportivamente, podemos falar em época similar, pelo que por aqui não podemos explicar as diferenças de bilheteira. Seja como for, no balanço geral podemos concluir o mesmo que no Benfica, mas mais agravado ainda, é que mesmo que no Dragão tivessem assistido 49 mil ao jogo contra o Sporting, como na recepção ao Benfica na época passada, os números absolutos apontariam para menos 9 mil adeptos. Grave, muito grave. 

Braga
Olhando apenas os números, ficamos com a sensação que o Braga foi o que teve menos quebras de bilheteira, algo perfeitamente normal, em números absolutos, pois estamos a falar de números em média, acima de 3 vezes menores, que por exemplo, os do Benfica. Foram jogados em casa tal como Benfica e Porto, 5 jogos em ambas as épocas. Na época passada o Braga tinha recebido o Benfica, colocando mais de 18 mil no AXA. Na pressente época o Braga recebeu o Porto, colocando 17 mil nas bancadas. Nos restantes jogos, nada de importante assinalar. Desportivamente o Braga da última época, à 10ª jornada já contabilizava 4 empates e 1 derrota, sendo que 2 dos empates aconteceram nas jornadas 9 e 10. Actualmente temos um Braga com 2 empates e 3 derrotas, em que 2 dessas derrotas aconteceram também elas nas jornadas 9 e 10. Falo das jornadas em que aconteceram estes resultados menos positivos, ou negativos, porque bem vistas as coisas, só terão (teoricamente efeitos) de bilheteira nas próximas jornadas em casa. Além do mais, nas 2 épocas em causa, os jogos com Benfica e Porto ocorreram à 10ª jornada, e com bilheteiras similares. Apesar de desportivamente a época não estar tão positiva como a transacta, a verdade é que em termos de bilheteira a diferença não se faz notar assim tanto. Quanto a mim, é de todos, o caso cuja comparação não pode ser negativa. Problemático mesmo, é um clube que quer ser grande, andar com uma média  tão baixa no estádio (inferior a 12 mil/jogo), inferior mesmo à do rival Guimarães, mas isso sempre foi assim.

Sporting
Nem foi o clube com maior descida em números absolutos, mas as circunstâncias ditam que é o caso mais preocupante. Na época passada o Sporting à 3ª jornada já tinha 2 empates e 1 derrota, mas nos jogos seguintes embalou com 7 vitórias consecutivas na liga. A presente época é o que sabemos. Só isto serve para explicar os números do Sporting nos 5 jogos realizados em casa. O descrédito dos adeptos é normal, e por muito amor que se tenha, existem limites. Mas o caso é ainda mais grave, uma vez que em Alvalade, na época 2011/2012, o Sporting não tinha recebido nenhum jogo tradicionalmente rico em bilheteira, uma vez que os adversários haviam sido, Olhanense, Marítimo, V. Setúbal, Gil Vicente e U. Leiria (o que ajuda muito a explicar a boa campanha), enquanto na época 2012/2013, já recebeu o Braga, que pouco serviu de handicap, sendo o resultado de bilheteira desse jogo de 24 mil adeptos. Regra geral, também se diz que são eles os betinhos com dinheiro, o que a ser verdade, mete a desculpa da crise num bolso. É fácil tirar conclusões. O Sporting está envolto numa bola de neve que não pára de crescer, é de longe, o que apresenta piores números. Estarei cá para rir no fim.


Este é um post que deixa muita informação de fora, por exemplo, não sei quais os preços praticados na época transacta, e quais os praticados nesta época. Se subiram, ou se desceram, ou se se mantiveram, e estes são pormenores que interessam numa análise destas. Esta foi a minha tentativa de ser um pouco mais sério, por isso desculpem qualquer lapso. Voltarei à minha toada em breve, tal e qual o Sporting retomou a sua após a vitória contra o Braga. A única diferença é que o Sporting teve um "empurrãozinho" e eu não.

1 comentário:

Ricardo disse...

38 mil no dragão para ver o 10º classificado da liga é obra!