terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Um dia pesado.

Este é um post que me custa um bocado em escrever. 
Talvez porque um dos dias mais felizes como Sportinguista foi marcado pelo falecimento do Gigante Eusébio. Talvez por isso tenha demorado três dias para o escrever...

Regressei ontem aos Açores depois de ter estado no continente de férias de Natal e passagem de ano na companhia de ente queridos e amigos.
Como açoriano, não são tantas as oportunidades de visitar o clube do nosso coração, de ver um jogo no estádio, de estar perto dos adeptos e vibrar com os golos. Embora não tenha tido oportunidade de ver um jogo, tive sim a oportunidade um dia antes de vir embora, visitar o Museu do Sporting Clube de Portugal. Essa visita ficou agendada para domingo, dia 05 de Janeiro.

Acordei no domingo mais do que bem-disposto, iria visitar o museu histórico do meu clube, onde poderia ver de perto o palmarés, Taças, seria uma tarde perfeita. No entanto ouvi a notícia sem ligar a televisão, disseram apenas em voz alta lá em casa após terem encontrado a mesma pela net.  “Olhem o Eusébio morreu…”.
Sou Sportinguista, sou meio-doente como costumo dizer, mas nesse momento os meus olhos ficaram apreensivos…a tristeza foi inevitável. Não vi o Eusébio jogar, sou demasiado novo para isso (colheita de 84) mas vi por imagens, pelo seu historial no impacto do futebol Português como por exemplo o Mundial de 66. Amado principalmente pelos Benfiquistas, Eusébio conquistou o povo português, e numa altura em que a sombra fascista cobria Portugal, era ele que fazia esquecer tudo isso com a magia do seu futebol.

Fui ao museu do Sporting, mas disso falarei noutra altura. Não me sinto à vontade por enquanto.



2 comentários:

Anónimo disse...

agradeço profundamente toda a consideraçao pelo enorme EUSÉBIO apesar de ser de um clube rival ao meu.bem-haja e tambem felicidades para o Sporting(obviamente menos quando jogar com o meu Benfica).saudaçoes desportivas

POC disse...

Grande Vítor Marcelino. Um abraço e obrigado pelo desportivismo e, permite-me, educação.