domingo, 12 de fevereiro de 2012

Benfica - Nacional (Resumo)


- Grande vitória do Benfica, numa das melhores exibições "ofensivas" da época. Defensivamente, demasiados espaços.

- São 3 pontos muito importantes, que nos colocam a 8 do 2º por pelo menos 24horas, e alguma pressão em cima dos ombros de outros.

- JJ inventou. Não correu mal, mas também não correu bem. Era desnecessário adaptar o Witsel à posição de lateral direito. De certo que naquela posição, não fica muito superior a um Miguel Vítor. Eu nem sou grande fã deste puto.

- O mesmo JJ que inventa demais, acaba de fazer história na Luz, com a 100ª vitória em 2.5 anos. Não é um iluminado do mundo do futebol. Tem muitos defeitos, principalmente a nível de alter-ego. No entanto, e a meu ver, é o treinador certo para o Benfica. Consensual, nunca existirá nenhum por estes lados. 

- O jogo do Matic. O melhor elogio que lhe posso fazer, é que à excepção dos primeiros minutos, nunca mais me lembrei que faltava o Javi. Isso só pode ser positivo. Excelente jogo.

- Gaitan vai regressando aos poucos. É capaz do melhor e do pior no mesmo jogo. A verdade é que depois da lesão, e à excepção do jogo com o Marítimo, só vinha conseguindo o pior. Ontem voltou a ser o nosso Gaitan por completo. Se me irritam as birrinhas e amuos dele? Claro que irritam, mas se a cada jogo, fizer 2 a 3 jogadas fenomenais com selo de golo, está perdoado.

- Gostava de falar do Rodrigo, mas não sei que palavras escolher. Começo a achar que esta é a sua primeira e última época no Benfica. Os 6M que custou fazem-no parecer barato. É certamente um dos jogadores que vai dar muito que falar no futebol mundial.

- Witsel na sua posição é um senhor. A forma como ele guarda e protege a bola é algo de maravilhoso.

- Aimar é o que se vê. Um artista em campo. Defende que nem um cão que nos morde as canelas, e ataca com uma arte só disponível aos Deuses.

- Emerson. Ontem teve algumas intervenções de nível, mas quando olhamos todo o jogo, percebemos que foi o que mais falhou. Irrita-me algumas bola que perde de forma displicente.

- Não é fácil fazer esquecer David Luís. Parabéns Garay. Conseguiste. É um jogador completamente diferente daquele que era David Luís no Benfica. É muito mais discreto. É classe. O jogo de ontem é um manual de como bem defender quando não se é um velocista. Posicionamento e antecipação. Nada mais simples. Claro que ter a técnica de Garay ajuda, principalmente para a equipa sair a jogar. David Luís pegava na bola, subia e desequilibrava. Garay faz o mesmo mas sem subir, um simples passe basta-lhe.

- O Super Dragão foi aquilo que todos nós vimos. Do nada saca um penalti como um ilusionista saca um coelho da cartola. É um Luís de Matos nos jogos do Benfica. Quando a equipa tem um jogo menos conseguido, um lance desses pode marcar o jogo. É por isso que naquelas "Ligas da Verdade" que vemos por aí, o Benfica parece mais beneficiado que prejudicado. É normal. Este lance por exemplo, não vai aparecer numa dessas tabelas de classificação virtual, pois para todos os efeitos não teve influência no resultado final. Mas imaginem que aquele lance ocorria a um Sporting. Num momento como o que eles vivem agora, o mais provável era se enervarem, o Nacional subir de rendimento e, quiçá, acabar por empatar o jogo. Mesmo com um Benfica forte como o de ontem, aquele lance mexeu com o jogo, e passamos ali por uns 10 minutos complicados. Espero que os iluminados que andam sempre com aquela tabela atrás, para justificar por vezes o injustificável, pelo menos da forma como o querem fazer, tenham inteligência suficiente para perceber este paragrafo, deixando assim de ser ridículos. 

- Não vou falar de todos os jogadores. mas ontem houve outras excelentes exibições na Luz.


Sem comentários: