sábado, 5 de outubro de 2013

Carta aberta aos Órgãos Decisórios do Futebol Português

O seguinte texto é da autoria de Carlos Guilherme Martins, mas que por ser vindo de um Sportinguista, ganha uma nova credibilidade quando postada por um Benfiquista.


Como consumidor eu exijo verdade desportiva, nem mais nem menos,

Exmos.

Hoje, dia 4 de Outubro de 2013, escrevo a presente carta não como um cronista do Jornal desportivo "Notícias do Futebol", mas sim como consumidor do nosso futebol.

Sou adepto do Sporting Clube de Portugal e ao longo dos anos tenho observado o clube do qual sou adepto ser prejudicado com erros de arbitragem dos mais difíceis de entender e que de forma regular têm prejudicado os interesses do meu clube. Aproveito esta época desportiva para escrever esta carta, já que até ao momento tenho observado quase todos os jogos dos "grandes" e tenho a opinião que oSport Lisboa e Benfica que ao contrário de outras épocas, é o clube com mais razões de queixa, tal facto reforça (em minha opinião) a minha legitimidade neste protesto, por entender que não sou "árbitro" em causa própria, embora entenda que também o SCP tem razões de queixa da arbitragem.

Verdade Desportiva.
Um campeão em Portugal é decidido num campeonato de 30 jornadas e nestas primeiras jornadas existem erros muito difíceis de entender, como explicar os erros de arbitragem nos jogos do Futebol Clube do Porto contra o Paços de Ferreira e o Vitória de Guimarães? Ou aquele penálti no Sporting - Rio Ave? Ou penálti não marcado contra oGuimarães a favor do Benfica? Ou aquele jogo Braga - Estoril do apitado pelo sr. João Capela? Não esquecendo aquela expulsão perdoada do Otamendi frente ao Estoril?
 
Como aceitar como "justo" um primeiro classificado que tem mais 4 pontos do que era suposto? Será isto verdade desportiva? Como posso eu como cliente receber incentivos para consumir este produto? De que forma é que querem que acredite neste negócio?
 
Confesso que por defeito sou daquelas pessoas que tento compreender os erros de arbitragem e vou até ao limite para entender aquilo que é o justificável, mas como posso entender que um árbitro na posição perfeita para analisar um determinado lance diga que "não viu", será isto normal? Como posso aceitar que um árbitro numa posição perfeita, veja que não é penálti e apite porque recebeu uma indicação do seu árbitro auxiliar?

Estará garantida a verdade desportiva? Junto do meu círculo de amigos tenho referido por diversas vezes que o campeonato nacional aparenta ser uma novela com guião já escrito, não sei se o é, nem quero acreditar nisso, mas pelo menos parece à primeira vista.

Crise Financeira.
A Europa, e o nosso Portugal em particular atravessam uma crise profunda que nos obriga a fazer "escolhas" e isso tem-se refletido nas bilheteiras. Actualmente, já nem os "grandes" ficam isentos das consequências e à medida que vamos perdendo a confiança, menos vamos ao estádio. É nesse sentido que escrevo esta carta, para aclamar que tomem medidas para ultrapassar estes erros clamorosos que apenas minam a credibilidade e lançam a suspeita sobre a arbitragem e a verdade desportiva. Não é justo pedirem que eu faça esforços pelo meu clube quando não consigo acreditar no espectáculo que estou a assistir e como "eu" existem muitos mais, não duvidem disso.

Próximas Jornadas.
O meu desejo é que não existam mais erros e muito menos que pareçam ser "compensações". É isso que me irrita e dá a ideia de que estou a assistir a uma novela de um qualquer canal generalista. Como consumidor eu exijo verdade desportiva, nem mais nem menos.
 
Texto: Carlos Guilherme Martins.
Imagem: D.R.
Siga-nos no FACEBOOK.

(A opinião expressa neste texto é da exclusiva responsabilidade do seu autor e não pode ser confundida com a opinião do jornal NOTÍCIAS DO FUTEBOL).

Sem comentários: