sábado, 18 de agosto de 2012

Ligas da Verdade



Antes de se dar inicio à época 2012/3013, gostaria de deixar desde já claro a minha opinião sobre as ditas "Ligas da Verdade", que muitas vezes se encontram nos jornais desportivos (Record) ou mesmo em programas televisivos (Tempo Extra).

São uma autentica palhaçada. Mas mais palhaços são os que recorrem às mesmas durante, ou no final do campeonato. As ligas da verdade não passam na realidade de "Ligas da Fantasia". As normas em que se baseiam essas ligas fazem do futebol um jogo rígido, sem emoções, e puramente matemático. Ora, o futebol para mim é tudo menos isso. E nada melhor que alguns exemplos para que isso fique claro. 

Num jogo Os Manetas FC vs GD os Zarolhos, 75 minutos e está 0-0. Jogo complicado para os da casa. Têm o domínio do jogo, mas não o tem controlado. É um domínio consentido pelos Zarolhos, numa estrutura defensiva organizada, em que os da casa dificilmente marcarão. Minuto 80. O árbitro assinala mal grande penalidade a favor dos da casa. Golo. Os Zarolhos desorganizam-se, vão à procura do golo, e passados 5 minutos sofrem o 2-0. Conclusão. A liga real atribui os 3 pontos aos Manetas e 0 aos Zarolhos pela vitória 2-0. A liga da verdade atribui os mesmos pontos, porque para eles o jogo acabaria 1-0, onde seria subtraído o primeiro golo. 

A minha pergunta é simples. Podemos dissociar o 2º golo do 1º? 

Outro jogo. Os mesmos intervenientes. Começa o jogo, e contra os Zarolhos marcam-se todas as faltinhas a meio campo, aquelas que são opção do árbitro assinalar ou não (são todas, mas quem é inteligente percebe o que quero dizer), contra os Manetas deixa-se seguir. Uma arbitragem à portuguesa para um lado e outra à inglesa para o outro. Os jogadores apercebem-se disso lá dentro. Sentem que o arbitro está contra eles. Descontrolam-se emocionalmente. O futebol deixa de ser fluído e passa a ser confuso, sem linha de jogo. Resultado no final do jogo, 0-0. 1 ponto para cada equipa no final do jogo na liga real, o mesmo na liga da verdade. 

E se o jogo fosse apitado com as mesmas regras para os 2 lados e os jogadores não se sentissem a lutar contra 14, como seria?

Minhocas FC vs FC Corruptos. Até aos 60 minutos jogo equilibrado, mas com 2 fora de jogo assinalados a meio do meio campo dos Corruptos em que os jogadores ficariam isolados. Ninguém sabe se seria golo ou não. É apenas um fora de jogo mal assinalado. O jogo termina assim empatado. 1 ponto para cada equipa na liga real. O mesmo na liga da verdade.

Alguém pode dizer se aqueles fora de jogo, se não fossem assinalados, seriam golo ou não?

Num outro jogo entre os mesmos Minhocas e Corruptos. Penalti não assinalado ao minuto 75 do jogo contra os corruptos. O jogo termina empatado. A liga real atribui 1 ponto para cada equipa. Na liga da verdade não sei como fica, porque na realidade, não sei se consideram que o penalti é convertido ou não. Mas lá está, e fica a pergunta, quem pode garantir o que aconteceria.

Será que um penalti mal marcado no minuto 5, é igual na situação de jogo a um penalti mal marcado no minuto 90?

FC Corruptos vs GD os Zarolhos. Jogo muito equilibrado até ao minuto 60. Árbitro expulsa por acumulação de amarelos 1 jogador do Zarolhos, mas mal, não era falta para amarelo e o jogador do Zarolhos nem toca no jogador dos Corruptos. A partir deste momento, o jogo muda de rumo, os Corruptos carregam e os Zarolhos retraem-se. O golo aparece finalmente ao minuto 80 e os zarolhos saem de campo com a derrota. A liga real apresenta 3 pontos para os corruptos e 0 para os zarolhos. A liga da verdade apresenta os mesmo resultados da real.

Muitos mais exemplos semelhantes a estes se poderiam explorar, no entanto acho que estes são mais do que suficientes para demonstrar a palhaçada que é estas ligas da verdade. Não passam de ligas fantasiosas e de carácter anedótico. O futebol, como disse no primeiro paragrafo, não é pura matemática. O futebol vai muito mais além disso. É um jogo de emoções, não só dos adeptos mas também dos intervenientes. O jogo não é igual do primeiro ao último minuto, varia, chama-se a isso "momentos do jogo", e por isso mesmo, os erros ganham importância diferente consoante o momento em que ocorrem. Muito mais haveria a dissertar sobre este assunto, mas penso que o mais importante está escrito, e com isto, acho legitimo afirmar o seguinte:

Quem recorre às ligas da verdade, não compreende o futebol.

Sem comentários: