domingo, 12 de agosto de 2012

Luisão ERROU!

Para que não existam confusões, começo logo por assumir que Luisão errou. Não acredito quando o próprio diz que foi lá só para separar os seus colegas. Não, ele foi lá para tirar satisfações, mas da forma menos correcta. Nenhum jogador pode ir ao encontro de um árbitro de peito feito, ou ombro, ou então como muitos dizem, com as mãos mesmo. Uma autentica loucura. Podemos considerar uma agressão. O acto para mim ainda se torna mais grave vindo de um capitão. Luisão deveria ser o exemplo, o mais sereno em campo, e nunca um homem de cabeça quente. Espero que Luisão seja castigado, e que o caso sirva de exemplo para o mundo do futebol. Isto porque a atitude de Luisão não é virgem, esta é uma imagem que ocorre todas as épocas num ou noutro campeonato. A única diferença está no árbitro e na sua atitude. E aqui espero que sirva para atenuar um castigo mais pesado. Não tento com isto desculpabilizar o nosso capitão, até porque não podemos recorrer a maus exemplos para desculpar outro mau exemplo.  Ficam aqui alguns vídeos para perceberem do que falo.






Mas vamos situar o momento infeliz de Luisão. Estava a ser um jogo durinho, com os jogadores do Fortuna a distribuem pau todo o jogo, e o árbitro, nada. Na primeira entrada mais rispida de Javi, eis que sem contemplações lhe mostra amarelo, e no minuto seguinte, estava a preparar-se para expulsar o Javi num amigável. Tinha a ideia que nos amigáveis que se tentava evitar este tipo de cenas, chamando os jogadores, e esclarecendo as coisas. Para acontecer isso o árbitro tinha de estar ali para ajudar. Não estava. Contudo, e como já esclareci atrás, nada disto justifica a atitude do Luisão. Serve o presente paragrafo apenas para apresentar o árbitro que ali estava. Tudo o que escreverei daqui para a frente, tem como objectivo demonstrar por A mais B que o homem que vestia de preto, ou melhor, de amarelo, foi um completo palhaço.

O árbitro não desmaiou. O árbitro fingiu. Desequilibrou-se com o empurrão do Luisão e caiu. Mas a forma como o fez foi por demasiado ridícula, e tal como a atitude do Luisão, foi deplorável. O árbitro, tal como o capitão de equipa, tem de ser um verdadeiro exemplo dentro de campo. Não pode andar lá dentro a empurrar nos jogadores, ou a esticar-se para estes. Pede-se uma postura firme, mas nunca uma investida. Momento antes o Alemão empurra o Maxi, só que este não caiu. Se queres ser respeitado, respeita.




Roubei no blog O INDEFECTÍVEL, uma sequência de imagens para perceberem bem o quão ridícula foi a atitude do árbitro. Uma queda fabulosa.


Reparem na posição dos braços. Muito acima da cabeça. Ok, podem dizer que quando foi empurrado, ou agredido se preferirem essa palavra, o impulso da "pancada" pode ter sido responsável por isso, mas se caiu inanimado, como explicam que com o impulso continua com o cartão na mão? 


O momento em que cai no chão. O impulso era tanto que os pés levantaram à altura da cintura dos jogadores. Mas esperem, se estava inanimado, como é que os pés levantam assim no ar quase esticadinhos? E o que dizer do cartão, onde está o cartão amarelo? continua na mão? Mas não estava inanimado?


Como qualquer objecto, um corpo quando bate no chão, ressalta. O árbitro bateu com a cabeça e os braços no chão e estes com o impacto ressaltaram. Mas onde está o cartão? esperem... incrível, continua na mão. Afinal ele não caiu inanimado. Aquilo é "rigor mortis". O homem afinal está morto há pelo menos umas 4 horas. O jogador Alemão caído até estava achar piada à coisa. Cliquem na imagem para verem o cartão.


Ah, finalmente largou o cartão. Aqui já deveria estar morto há pelo menos mais de 30 horas, que é quando o corpo finalmente deixa de estar em "rigor mortis". Caso contrário ainda teria o cartão na mão.


Hum. Levantou-se e foi pelo seu pé? Esta imagem deve ter sido recolhida umas 72 horas depois, quando ressuscitou.


Falando agora mais a sério. Espero que o Luisão seja punido, embora me desagrade perder um central. Ao mesmo tempo que espero que o senhor de amarelo também o seja. Tal como o Luisão não dignificou o futebol e o Benfica, o Alemão não dignificou o mesmo futebol e a arbitragem. Que os castigos sirvam de exemplo para o futuro.

Sem comentários: