sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Champions League, bom ou mau?



Numa altura em que na blogosfera Benfiquista, só se fala de eleições, eu decidi falar de bola. Sim, de bola. Eu gosto é de bola. Obviamente que tenho as minhas opiniões, e claro, uma preferência eleitoral. No entanto não é isso que me move. Não são essas questões, certamente importantíssimas na vida do clube, que me faz escrever aqui, mas sim a bola, portanto, venha ela.

A Champions League está por um canudo. O tão propalado desejo de chegar aos 1/8 final da competição está a ficar um tanto ao quanto esbatida e amarfanhada. Eu como Benfiquista estou preocupado com a questão, não só porque é financeiramente importante para o clube, como é prestigiante para o mesmo chegar longe na competição, ou pelo menos assegurar a passagem da fase de grupos. 

A meio da fase de grupos (3 jogos disputados em 6), estamos numa situação complicada, e eu consigo encontrar 2 explicações para tal facto. Incompetência e calendário. Exactamente por esta ordem. A Incompetência tem vários nomes. Começa no Presidente, passa pelo treinador e acaba nos jogadores. No presidente pelo plantel desequilibrado que temos, no treinador por insistir nos erros do passado, e nos jogadores, ora por manifesta falta de forma, ora por falta de qualidade. Vamos deixar o presidente e plantel em paz. Foquemos-nos no treinador apenas como ponto de incompetência, olhando ao mesmo tempo para o nosso calendário da CL, juntando os dois. A meu ver tivemos um calendário nada favorável. Primeiro tivemos de ir a Glasgow jogar num terreno onde sempre saímos derrotados. No entanto defrontamos uma das "equipas" do Celtic mais fracas dos últimos anos, que por sua vez, quase provocava a surpresa em Camp Nou e a provocou mesmo na Rússia, contra todas as expectativas. Creio contudo, que com um treinador mais assertivo no decorrer do jogo, e poderíamos ter saídos com os 3 pontos pela primeira vez de Glasgow. Falhamos. Depois recebemos o Barcelona em casa. A meu ver apresentamos um 11 equilibrado para o jogo em causa, mas mais uma vez, as escolhas no decorrer do jogo não foram as mais felizes. Mas este é o menor dos erros, pois este é o Barcelona. Posteriormente deslocamos-nos à Rússia para enfrentar o Spartak, e aqui erramos de início. Num jogo onde acima de tudo, era importante não deixar o Spartak ganhar, jogamos com um 11 excessivamente ofensivo. Deveríamos olhar primeiro para o empate, e depois então, com o decorrer do jogo, saber ler se era possível retirar do jogo os 3 pontos, e esta foi a leitura que faltou em Glasgow. Pecamos, mas agora de início, e por isso saímos derrotados.

Que leitura posso então eu fazer do parágrafo anterior. Erramos. Tivemos erros menores que nos garantiram 1 empate e uma derrota em casa, e um erro quanto a mim mais grave que nos retirou no mínimo 1 ponto e ofereceu 2 a um adversário directo. Este é o lado onde denoto alguma incompetência. Da mesma leitura posso concluir que o calendário não nos foi nada favorável. É que para mim, é sempre mais fácil garantir pontos de partida, e ser pragmático depois. O calendário não nos permitia isso. Jogamos 2 jogos fora com os concorrentes directos ao 2º lugar do grupo, e jogamos em casa contra o "teórico" 1º classificado, aquele que supostamente deveria fazer 18 pontos, mas que depois do jogo em casa com o Celtic me deixou algumas dúvidas de o conseguir, mas vou tentar ignorar este ponto.

Esquecendo a última jornada, o que esperar a partir daqui? Ganhar os jogos em casa e esperar que o Barcelona ganhe os seus jogos fora. Se isso ocorrer, e é quanto a mim o cenário mais natural, pois o Barcelona é a melhor equipa do mundo (ignorando o tal ponto do parágrafo anterior) e o Benfica em casa tem obrigatoriamente de ganhar, o cenário será por essa altura (a 1 jornada do fim) o seguinte:

1º Barcelona - 15pts
2º Benfica - 7pts
3º Celtic - 4 pts
4º Spartak - 3 pts

Na última jornada o pior cenário seria o Benfica perder em Camp Nou, nada mais natural, e o Celtic ganhar em casa ao Spartak. Ficaríamos assim:

1º Barcelona - 18pts
2º Benfica - 7pts
3º Celtic - 7pts
4º Spartak - 3pts

O primeiro critério de desempate entre equipas que acabem com o mesmo número de pontos, é o números de pontos obtidos entre si. Neste hipotético caso seria um empate em Glasgow e Vitória na Luz. No entanto reitero que este cenário só é possível, caso a lógica prevaleça, ou seja, o Benfica ganhe os seus jogos em casa, e o Barcelona limpe tudo. É tudo muito bonito, o problema sãos os "ses", e é nos "ses" que encontro incompetência. 

Sem comentários: