quarta-feira, 4 de abril de 2012

Chelsea VS Benfica (Notas soltas)


Pontos prévios: 

- Hoje, não há Benfiquista que não sinta ORGULHO na sua equipa. Não foram simplesmente grandes, foram gigantes. Para todos os jogadores, sem excepções, os meus sinceros parabéns.

- Hoje, para todos os Benfiquistas, que como eu, viram o jogo em casa, não há ninguém que não sinta ORGULHO nos 3000 adeptos que nos representaram hoje em Londres. Foi bem audível todo aquele apoio.  Os meus parabéns para vocês também. Dignificaram os restantes Benfiquistas. Quero esta atitude na Luz, mas com 30 000 ou 65 000 adeptos.

O Jogo:

- A eliminatória começou com o Drogba a tremer de medo, e acabou com os jogadores, adeptos e corpos directivos do Chelsea BORRADINHOS de medo. 

- Tenho a certeza que existe muito cocó nas cuecas de muita gente hoje em Londres. Por mais feio que seja essa imagem, é lindo saber que foi o Benfica o responsável por tanta mancha.

- Grande jogo do Benfica, quer com 11, quer com 10. Quer contra 11, quer contra 12.

- O penalti. Não vou discutir se é penalti ou não, embora tenha a minha opinião. A única coisa que eu tenho a certeza, é que ao contrário não era penalti. 

- A expulsão. É justa, se tivermos em conta o segundo amarelo, mas ver um amarelo por ir perguntar ao árbitro o porquê da marcação de penalti, parece-me exagerado. Não acredito que o tenha insultado. Além do mais, estamos a falar do capitão. Para todos os efeitos, é o representante da equipa, tem todo o direito em ir falar com o árbitro. Ou a braçadeira só serve para escolher, campo ou bola?

- Os centrais. Algumas falhas muitos normais para quem não está habituado à posição, mas no entanto muito positiva. Até o Emerson, em determinados momentos do jogo, foi grande.

- O trinco. O Matic parecia o Javi. Que melhor elogio lhe posso fazer?

- O 10. Parar Aimar, só em falta, perguntem ao Obi Mikel. Acho que podemos dizer, que neste momento, temos o velhinho Aimar que encantava no Valência. Todos os elogios, seriam poucos.

- A reviravolta na eliminatória. Esteve a um passe de distancia. Não podemos culpar o Nelson pela ansia do golo, pois é um jovem, mas se passa ao Djaló, e mesmo sendo o Djaló, não sei se não estaríamos a festejar a passagens às meias.

- O Witsel. Grande.

- O Gordo. Grande, pena que mais uma vez o árbitro tenha ficado com ele atravessado. Assim era complicado fazer ainda melhor.

- Capdevilla. Estás a ver Jesus? É isto. Mesmo gordo, lento e velho, continua a saber o que faz em campo. deixa de ser teimoso.

- O Chelsea. Passou a eliminatória, mas fica-se por aqui. Este Chelsea é goleado por um Barça inspirado, e eu de alguns anos a esta parte, vou pela primeira vez torcer pelo Barça. Que haja goleada nos 2 jogos.

-  As estatísticas. Não dizem tudo, mas dizem alguma coisa. Jogar mais de 1hora com 10, e mesmo assim chegar ao final do jogo, em Londres, repito, em Londres, com 50% de posse de bola, quer dizer alguma coisa. Ok, é verdade que falharam alguns golos, mas estavam a jogar contra 10, e feitas as contas, falhamos tanto ou mais do que eles.  

- O árbitro. Uma vergonha. A meio da primeira parte, já metade da equipa tinha visto amarelo. Ok, podem ter ido protestar, mas pelo que vejo, não o fizeram daquela forma grosseira que normalmente vemos. Eu pelo menos não vi nada disso. Vejam o amarelo ao Aimar, ele nem protestou, foi falar com o árbitro. Ficou parvo, é normal, eu também fiquei. E a dualidade de critérios. O Chelsea fez 17 faltas, o Benfica 11 e o Obi Mikel 12. A sério, a dada altura, estava irritado ao extremo máximo. Somos pequeninos na Europa, e o Platini queria demonstrar isso mesmo.

- Grandes jogadores existem muitos. Jogadores excepcionais existem só alguns. Não basta ter técnica, é preciso saber ler tacticamente o jogo. Exemplo disso é o Aimar. Sabe quando acelerar, quando diminuir ritmos, quando atacar, quando defender, e faz tudo isso porque sabe ler os momentos do jogo. É por isso que é excepcional. Bons árbitros também há muitos, mas grandes árbitros há poucos. Um grande árbitro sabe ler os momentos de jogo. Sabe quando é preciso segurar o jogo, quando é preciso fazer contenção nos cartões nos momentos quentes, sabe quando deve ser autoritário e sabe quando deve ouvir mesmo que em desacordo. Entre muitas outras coisas, ser um bom árbitro passa também por estes pontos.

- Audiências. O share das meias-finais vai ser estrondoso. O dinheiro que vai entrar nos cofres da UEFA ainda mais estrondoso vai ser.

Mais uma vez, os meus parabéns a todos os jogadores do Benfica. Não falei de todos, mas sem excepção, todos merecem o meu respeito hoje. Foram gigantes.

Sem comentários: