terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Europa



Eram, e para o efeito ainda são, 6 os clubes Portugueses na Europa do futebol. O Porto, que acaba de perder no país do Principezinho, precisamente no Parque dos Príncipes, era e é a única equipa com destino certo já marcado na Europa. Além do Porto, temos o Benfica com continuidade assegurada na Europa do futebol, ficando apenas por saber, se na Champions se na Liga Europa. Todos os outros 4 clubes, a saber, Braga na Champions, Sporting, Marítimo e Académica na Europa dos pequeninos, já se encontram, a uma jornada do fim, fora das competições Europeias. Tudo isto ajuda a explicar, a razão pela qual, um clube como o Benfica, com um péssimo planeamento na pré-época, consiga com um plantel tão desequilibrado, estar a par do Porto, em primeiro lugar da liga Zon Sagres.

Centremos-nos então, no único jogo com verdadeiro interesse para os Portugueses. Barcelona vs Benfica. À partida, é dado adquirido por todos que o Benfica perde em Camp Nou. Nada mais natural, e até eu, um Benfiquista doente, partilho da mesma opinião. Contudo, lá no fundo, mesmo lá em baixo, eu tenho uma réstia esperança de alcançar um resultado positivo. Quem gosta do seu clube como eu gosto do meu, compreende o que quero dizer com isto. Racionalmente não acredito, mas emocionalmente acho que vamos golear. O futebol é um jogo de emoções, logo...

O Braga. Nada me dá mais prazer do que ver o Porto B ficar pelo caminho, e logo com extra, nem à Europa dos pequeninos vai. Menos dinheirinho nos bolsos do Salvador, que assim espero que tenha de vender um Alan ou um Viana. Estou farto deste novo-rico.

O Marítimo. Subiu alguns pontos na minha consideração desde o litígio por aquele pino que o Porto usa nos treinos. Nunca um pino deu tanto que falar. Todo o clube que ameaça verdadeiramente o Porto merece o meu respeito. Além do mais é clube de ilha, e eu gosto de ilhas.

Para a Académica, o clube por quem nutro mais simpatia, exceptuando o Benfica, merece uma palavra de Parabéns. Ficam pelo caminho, mas vi algumas partes dos seus jogos na Liga Europa, e posso dizer que deram boa réplica no que vi. Além do mais ganhar ao segundo classificado da Liga espanhola não é para todos. Penso que ficam pelo caminho por falta de experiência.

Uma palavra também para a prestação do Sporting na prova menor da Europa. LOL


Sem comentários: