quarta-feira, 29 de maio de 2013

Época do quase (Benfica) vs Época do quase (Sporting)

É recorrente ouvir nos últimos dias, que os Sportinguistas sabem  muito bem o que os Benfiquistas estão a sentir. Ontem foi o Peseiro a vir dizer o mesmo. Também ao longo destes dias, é frequente ouvir Sportinguistas dizer, que de entre muitas razões, nos gozam como vingança pelo facto de os termos gozado no passado com a época do "quase". No entanto há diferenças, e muitas. Passo a explicar.

Vamos começar pela SuperLiga/Liga Zon Sagres. E com números.


Para "situarmos" melhor os números, é preciso referir que em 2004/2005 eram 18 as equipas presentes na competição. Isso significa mais 2 equipas que a época que agora acabou, por outras palavras, mais 4 jogos na época do "quase" sportinguista. O Sporting de Peseiro futebolisticamente falando, teve pouco a ver com este Benfica de Jesus. Jogava muito menos, e os números ajudam-no a comprovar. Este ano, em 16 jogos, o Benfica perdeu 1 jogo e empatou 5. Significa isso 13 pontos perdidos. O Sporting de Peseiro perdeu 9 e empatou 7 jogos. São 41 pontos perdidos, leram bem, 41 pontos perdidos, é muito ponto, acabando a época com 61. O Benfica acabou a sua época do "quase" a 1 ponto do Vencedor, que se traduz num 2ºlugar com 77 pontos. O Sporting de 2004/2005 acabou a 4, verdade que perdeu 3 pontos só no último jogo, mas perdeu, acabando em 3ºlugar.  Na sua época do "quase" o Sporting sofreu 36 golos e marcou 66. O Benfica do "quase" sofreu 20 e marcou 77.

Acho que os números que acabo de resumir explicam muito as diferenças entre os 2 "quase". E falando dentro da mesma época, sem fazer cruzamento entre as duas, é fácil perceber, o porquê de eu achar que foi normal os Benfiquistas gozarem o Sporting naquela época, e muito menos normal os Sportinguistas gozarem -pelo menos com a euforia que o demonstram- a actual época do Benfica. É que nós naquele ano fomos Campeões Nacionais. Falávamos de barriga cheia, cheios de moral, depois de vencer uma liga 11 anos depois da última. Coisa que não posso dizer o mesmo dos Sportinguistas. Acabaram de fazer a sua pior época de sempre. Marcaram tantos golos como sofreram, 36 (curiosamente sofreram os mesmo da época do "quase" do Peseiro). Acabaram em 7ºlugar com apenas 42 pontos, a 35 do Benfica e 36 do Campeão. São 10 derrotas e 9 empates, que se traduzem em 48 pontos perdidos. São mais de 53% de pontos perdidos. 

Compreendem agora porque digo, que naquela época era normal os Benfiquistas gozarem com os Sportinguistas, e nesta época achar que não faz tanto sentido o contrário? É que eu no lugar deles (Sportinguistas), depois de uma época assim, era capaz de brincar com alguns amigos, mas gozar efusivamente e rejubilar como vejo alguns fazer, epá, não conseguia. Não tinha moral para isso, e provavelmente não teria cabeça para tal. Era capaz de brincar entre amigos, mas isso é diferente, e acima de tudo, é saudável, mas gozar como tenho visto, sinceramente. Só para compreenderem melhor o meu ponto de vista, ando sem paciência nenhuma para gozar este 7ºlugar do Sporting. Para já não consigo. Mas fica a promessa que mais tarde o farei. Mas deixem esquecer esta época primeiro. 

Mas estas comparações não se ficam por aqui. Vamos à Liga Europa/Taça Uefa e Taça de Portugal.

Taça de Portugal. Aqui nem vale a pena falar de "quase". Este ano o Benfica foi à final e perdeu-a aos 80', quase sem tempo para reagir (e a jogar como estava, podia ter mais 90' que era igual). O Sporting de Peseiro ficou-se pelos 1/8 final, onde perdeu contra o... Benfica. Benfica esse que chegou à final e... perdeu. Aqui acho que é estúpido fazer comparação entre "quases", pois ele não existiu de um lado.

Liga Europa/Taça Uefa. Para começar, tenho a adiantar, que torci pelo Sporting na Europa naquele ano, e comecei a fazê-lo na eliminatória com o Newcastle. Que fique claro. Nessa final, o Sporting jogou com uma equipa Russa, e jogou em casa. Todos nós sabemos a diferença entre jogar em casa ou campo neutro. E se uma equipa joga em casa é porque a outra joga fora. O Sporting perdeu esse jogo por 3-1. Este ano, em que o Benfica finalmente regressou a uma final europeia, e não foi a nossa 2º, jogamos em campo neutro e logo contra o Campeão Europeu ainda em titulo, que conta com jogadores como, e só para citar alguns, Oscar, Ramires, Mata, David Luiz, Lampard entre outros. Nem vou falar do futebol praticado nesse jogo, porque isso pouco conta para o efeito, apesar da excelente imagem deixada naquele jogo, e elogiada em todos os cantos do mundo. Um jogo perdido de forma trágica no minuto 92. 

Como podem ver, até no "quase" que foi a Liga Europa, existem inúmeras diferenças, que por si só ajudam a explicar o meu ponto de vista. Não há comparação possível entre "quases". São ambas épocas difíceis para os 2 clubes. Só aí se pode fazer a comparação. De resto, não faz sentido grande parte das comparações. Acho que o "quase" do Benfica é muito mais trágico que o do Sporting. E muito mais injusto também. Injusto porque a nossa época foi exemplar na Liga, e trágico porque perdida ao minuto 92 quando já ninguém o esperava. E não fruto de uma época atípica de todos os grandes, em que o campeão acaba só com 66 pontos. Injusto porque a nossa final da Liga Europa foi contra um Campeão Europeu que nos foi inferior, embora superior em qualidade (jogadores), e também ela aos 92 minutos para o tornar ainda mais trágico. E não uma final perdida em casa contra um adversário inferior, embora perder em casa seja também trágico, mas um trágico de outros contornos. Trágico porque perdemos uma 3ª final (não saímos nos 1/8), embora essa de forma inteiramente justa, mas em parte justificada em muito pelo que se viveu nas últimas partidas da época. Por tudo isto, não me comparem os "quases". 

1 comentário:

Alberto disse...

Tu ainda tentas educar essa gente? :)Deixa-os fazer a festa que já não têm mais nada onde se agarrar...