terça-feira, 7 de maio de 2013

Uma questão de... Mentalidade

Sou pessimista. Sou pessimista em tudo. No futebol e na vida. Tento sempre demonstrar controlo. Umas vezes consigo, outras não. Aconteceu quando menos esperava. Dêem-me tempo. Sábado, seja qual for o meu nível de pessimismo, tentarei convencer a minha mente do contrário. No fundo, continuarei pessimista, mas demonstrarei o contrário. Apoiarei. Peço-vos que façam o mesmo. Contrariem a mente. Habituem a mente. Mas até lá, não critiquem. Depois, continuem sem criticar. Apontem os erros. Não apontem o dedo. Deixem de lado o velho do Restelo que habita em vós. Sejam Et Pluribus Unum. Sejam Benfiquistas.

Em parte, a culpa do medo, e há medo, não sejamos hipócritas, de o Benfica falhar é nossa. É dos Benfiquistas. Fomos nós que passamos a segunda metade da época, apregoar que para sermos campeões, tínhamos de ir ao Dragão com 4 pontos de avanço. Fizemo-lo quando estávamos em igualdade pontual. Fizemo-lo com 2 pontos de avanço. E mais tarde, fizemo-lo com 4 pontos de avanço. A culpa é nossa. Criamos uma mentalidade "pequenina" no Benfica. Como poderemos nós, exigir uma mentalidade vencedora no clube, se somos nós a miná-la. Se somos nós a pensar "pequenino". Temos de ser realistas dizem alguns. Eu sou um desses. É verdade, temos de ser realistas. Mas significa isso, optar por sermos mentalmente fracos? Duvido. 

Ser pessimista pode estar intrínseco à minha personalidade. Contudo prometo, a partir de hoje serei mentalmente capaz de lutar contra esse estado que me consome. Mudarei a minha mentalidade para com o Maior. E se mudar a minha mentalidade, aos poucos, ele mudará também. O Benfica é o espelho dos Benfiquistas.

Vai ser difícil? Vai. As probabilidades estão contra nós? Estão. Estamos com medo? Provavelmente. Só é corajoso quem tem medo. O passado recente assusta-nos. Mas só nos assusta porque estivemos lá. Porque demos luta. Porque estamos nas decisões. Estamos a crescer, e isso, também os assusta.

A diferença. Ontem, para os Benfiquistas, perdemos o campeonato. Ontem, para os Portistas, ganharam o campeonato. É tudo uma questão de mentalidade. Eles são mentalmente fortes, e ganham.

Eu prometo "tentar" mudar. Começo por retirar tudo que disse ontem. Bem, quase tudo, que ainda tenho o Martins entalado. E tu, por um Benfica com mentalidade vencedora, vais mudar?

PS1: Muito te critiquei esta época, mas ontem foste aquilo que eu quero ser, obrigado Maxi.

PS2: Hoje, achincalharam-me mais os Sportinguistas que os Portistas. Isso tem um nome. E "vocês sabem do que estou a falar". Uma questão de mentalidade.

Sem comentários: