quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sazonalidade

Vivo numa terra distante, Açores. Demasiado distante para acompanhar o o clube do meu coração. Mas aqui , como Lisboa, os adeptos são os mesmos, sentem o clube de forma igual. 

Feita a introdução, deixem-me contar como é viver um dia de inverno numa das ilhas mais pequenas (em habitantes) dos Açores. É calmo, regra geral é muito calmo. Saio de casa para o emprego, sou um felizardo, não tenho um trabalho, tenho um emprego, e em 25' chego ao destino. Sou uma das raras excepções, normalmente cá, demora-se em média 5' a 15' a fazê-lo. A meio da manha, nos meus 15' sagrados, vou ao café, falo com as pessoas, convivo. Afinal de contas, a ilha é pequena, o concelho mais pequeno ainda, e acabo por conhecer muita gente. Todos sabem que sou do Benfica. O mesmo se passa na hora de almoço, ou mesmo a meio da tarde, se vou ao café ou fazer outra qualquer volta, converso com as pessoas, convivo. Tudo isto sem o stress das grandes cidades, ou mesmo médias cidades. Saio do trabalho ainda com muito tempo livre, 17 horas. Posso fazer muitas coisas, mas regra geral, ou vou a um café ou é dia de futebolada com alguns amigos e outros conhecidos.

Regressei há seis anos à ilha, e normalmente é esta a rotina dos dias de inverno, não é só isto, mas o esqueleto e isto. É uma paz. Respiras ar puro e sentes-te limpo. Nada te incomoda, ou quase nada. Há excepções, e este ano foi uma excepção que confirma a regra. Há 2 meses atrás era era assim. Saía nos meus 15' sagrados e encontrava um Sportinguista eufórico, que me interpelava na rua, que falava do seu Sporting, do meu Benfica, enfim, que me azucrinava  a cabeça. Era a alegria de quem se achava entre os grandes. Hoje, e de há dias para cá, voltou tudo ao normal. Saio à rua e estou na minha paz de espírito. Ser Sportinguista é isto mesmo. É um vir e um ir, é como um vírus da gripe, é sazonal.

Eu, como Benfiquista, hoje ganho e quero falar do Benfica. Amanha posso perder, mas quero continuar a falar do Benfica. Ser Benfiquista é isto.

PS: A ilha é S. Jorge, para quem não me conhece. Se é que alguém que não me conhece lê o Blogue. :-)

Sem comentários: